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CAPES

Volume 10, Número 3, Jul/Set - 2006

FAC-SÍMILE

 

Apresentação

 

 

Antônio José de Almeida Filho; Lúcia Helena Silva Corrêa Lourenço; Fernando Rocha Porto

Membros da 12ª Diretoria Colegiada do Nuphebras

 

 

O presente artigo escrito por Haydée Guanais Dourado, em 1948, entende que a educação é um ramo das ciências sociais, e portanto deve considerar os impactos das mudanças sociais freqüentes, nos processos de educação. Para a autora, a educação na escola de enfermagem "é um dos modos pelos quais a sociedade transmite conhecimentos, técnicas e atitudes", visando preparar profissionais para diferentes atuações. Haydée Dourado destaca quatro pontos considerados importantes de serem analisados, quais sejam: 1º - "Natureza e origem do controle das escolas de enfermagem no Brasil", nesse item destaca as diferentes formas de vinculação das escolas de enfermagem (Departamentos de Saúde; Universidades; Áreas de Serviço Religioso, Área de Educação; e Hospitalar), acompanhadas de um breve comentário acerca do impacto dessas vinculações para a educação em enfermagem; 2º - "Tendências quanto às facilidades materiais da escola de enfermagem", com ênfase para a necessidade de se assegurar Laboratórios bem equipados; Hospitais gerais, com serviço de enfermagem de alto padrão; Serviços adicionais de psiquiatria, obstetrícia, pediatria e moléstias infecto-contagiosas; Serviços de saúde urbano e rural; Biblioteca; Residência adequada às necessidades das alunas; e Facilidades para o cuidado com a saúde das estudantes. O 3º ponto abordado foi "Qualificações do pessoal docente", sendo observado que em um país com cerca de mil enfermeiras diplomadas, não seria recomendável exigir, mesmo que considerado essencial pela autora, que as enfermeiras fossem preparadas em cursos de pós-graduação para o corpo docente das escolas de enfermagem e para os postos de mais relevo na administração de serviços de enfermagem hospitalar e de saúde pública. Por último, a autora apresentou o 4º tópico que referiu-se ao "Tempo arbitrado e as atividades essenciais para a formação de enfermeiras", e acrescenta que em sendo a Escola de Enfermagem um dos vários institutos de ensino superior, deveria ter a duração correspondente a dos demais cursos de nível superior. Estas questões abordadas por Haydée Guanais Dourado há tantas décadas, parece-nos ainda hoje, objeto de reflexão e avaliação por parte das nossas entidades associativas e de enfermeiros, de modo geral.

 

 

 

 

 

 

 

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