Volume 4, Número 2, Mai/Ago - 2000
ARTIGOS DE PESQUISA
Cuidando de documentos em uma pesquisa de abordagem histórica: a experiência de um projeto integrado sobre o ensino de enfermagem1
The care with documents: the research experience about the disciplines of the undergraduation nursing course evolution
El cuidado con documentos: la experiencia de la investigación sobre la evolución de las asignaturas del curso de graduación en enfermería
Isaura Setenta PortoI; Suzana Maria de SouzaII; Andreza de Souza CandidoIII; Fabiana dos Santos RamadaIV
IProfessora Adjunta; Doutora em Enfermagem-Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica - EEAN/UFRJ. Coordenadora do Projeto Integrado de Pesquisa, financiado pelo CNPq e FAPERJ e intitulado "O sentido da mudança ou a mudança do sentido: evolução das disciplinas do currículo de graduação em enfermagem, na Cidade do Rio de Janeiro", registrado no Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira - Departamento de Enfermagem Fundamental - EEAN/UFRJ
IIAluna do 8º. período do curso de graduação - EEAN / UFRJ. Bolsista de Iniciação Científica - CNPq
IIIAluna do 8º. período do curso de graduação - EEAN / UFRJ. Bolsista de Iniciação Científica - FAPERJ
IVGraduada em Letras - UFRJ. Bolsista de Apoio Técnico - CNPq
RESUMO
Experiência de cuidado documental realizada por bolsistas de pesquisa no Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery / Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Brasil, e desenvolvida durante o levantamento de documentos para o projeto de pesquisa "O Sentido da Mudança ou a Mudança do Sentido: evolução das disciplinas do currículo de graduação em enfermagem na Cidade do Rio de Janeiro", frente à necessidade de contribuir para a organização de parte do acervo documental ainda não tratado como preconizado pela Arquivologia. As atividades desenvolvidas buscaram preservar o acervo, com cuidados preventivos aos danos documentais. Procedimentos empregados: higienização das caixas - boxes e documentos; classificação e catalogação, incluindo a análise da coerência documental externa e interna; arquivamento dos documentos. Essa experiência elucidou as etapas do cuidado e do levantamento documental necessárias ao desenvolvimento de uma pesquisa, cujas fontes primárias constituam-se de documentos escritos. Os acervos documentais são fundamentais para a reconstrução da História, pois contêm documentação que remete ao passado da Enfermagem.
Palavras-chave: Documentação - Cuidados - Pesquisa - História da Enfermagem
ABSTRACT
A documental care experience was accomplished by research scholarship holders at the Documentation Center/Federal University of Rio de Janeiro Anna Nery School of Nursing/UFRJ, Rio de Janeiro, Brazil, and developed during the documents survey for the research project "The Sense of Change or the Change of Sense: the disciplines of the undergraduation nursing course evolution in the city of Rio de Janeiro", due to the need to contribute for the organization of part of the documental heritage still not treated as wished by archivists. The developed activities sought to preserve the heritage, giving a restoring care to documental damages. Used procedures: sanitization of the boxes and documents; classification and cataloguing, including the analysis of the external and internal documental coherence; documents filing. This experience threw light upon the care stages and the necessary documental survey for a research development, which primary sources were constituted by written documents. The documental heritages are fundamental for the reconstruction of History, since they contain documentation that remits to the past of Nursing.
Keywords: Documentation - Care - Research - History of Nursing
RESUMEN
Una experiencia de cuidado documental fue realizada por becarias de investigación en el Centro de Documentación - Escuela de Enfermería Anna Nery/UFRJ, Rio de Janeiro - Brasil y desarrollada durante la recolección de documentos para el proyecto de investigación "El sentido del cambio o el cambio del sentido: evolución de las asignaturas del curso de graduación en enfermería en la ciudad de Rio de Janeiro", frente a la necesidad de contribuir para la organización de parte del acervo documental, que todavía no fue recomendado por la Archivología. Las actividades desarrolladas buscaron preservar el acervo, con restauración a los daños documentales. Procedimientos empleados: higienización de las cajas y documentos; clasificación y catalogación, incluyendo el análisis de la coherencia documental externa e interna; archivamiento de los documentos. Esa experiencia aclaró las etapas del cuidado y de la recolección documental necesarias al desarrollo de una investigación, cuyas fuentes primarias se constituyeron en documentos escritos. Los acervos documentales son fundamentales para la reconstrucción de la Historia, pues sus contenidos remiten al pasado de la Enfermería.
Palabras claves: Documentación - Cuidados - Investigación - Historia de la Enfermería
INTRODUÇÃO: A ORIGEM DA EXPERIÊNCIA COM O CUIDADO DOCUMENTAL
Trata do relato da experiência da equipe do projeto integrado de pesquisa intitulado "O sentido da mudança ou a mudança do sentido: evolução de disciplinas do currículo de graduação em enfermagem na Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro", com o acervo documental do Centro de Documentação (CD), da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Este projeto dá seguimento ao estudo realizado por Porto (1997) sobre a evolução do currículo de graduação da EEAN, incluindo a sua mudança no período de 1976 a 1982.
As atividades relativas ao levantamento documental realizado decorreram do seu envolvimento com este projeto de pesquisa. Os subprojetos do projeto de pesquisa têm por objeto de estudo a evolução de algumas disciplinas do currículo de graduação e visam a sua evolução no decorrer do período compreendido entre 1940 e 1972, a partir da análise dos documentos curriculares e outros e da história de vida das professoras envolvidas com essas disciplinas.
A aluna bolsista de Iniciação Científica - CNPq está desenvolvendo o subprojeto "Evolução das disciplinas 'Princípios e Métodos de Enfermagem e Higiene Pessoal', 'Bandagens, Drogas e Soluções' e 'Enfermagem Prática' em duas Escolas Públicas de Enfermagem - 1940 a 1972". E a aluna bolsista de Iniciação Científica - FAPERJ está desenvolvendo o subprojeto "Evolução das disciplinas 'História da Enfermagem', 'Sala de Operações' e 'Primeiros Socorros' em duas Escolas Públicas de Enfermagem - 1940 a 1972". A bolsista de Apoio Técnico - CNPq desenvolveu atividades de apoio na experiência de cuidar dos documentos, no Centro de Documentação (CD) da EEAN/UFRJ.
A oportunidade para as alunas e a bolsista desenvolverem atividades no CD surgiu em decorrência da metodologia de seus subprojetos de pesquisa, na etapa de coleta de dados. O levantamento documental em fontes históricas primárias estava previsto e deveria ser operacionalizado junto à EEAN e, em etapa posterior, junto à Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
PROPÓSITOS DA EXPERIÊNCIA COM O CUIDADO DOCUMENTAL: A DEMANDA POR DOCUMENTOS HISTÓRICOS
Para operacionalizarem a etapa de coleta de dados dos seus subprojetos de pesquisa, as alunas envolvidas foram orientadas para iniciarem as atividades relativas ao levantamento documental no CD - EEAN considerando sua maior disponibilidade por facilidade de acesso. Essas atividades começaram a ser desenvolvidas em março de 1999 e se encerraram em março de 2000.
Como passo inicial, estas alunas foram conhecer as instalações do CD - EEAN. Nessa visita, e em contatos posteriores, verificaram que parte da documentação existente ainda estava por ser completamente e adequadamente tratada, segundo os cânones da preservação documental da Arquivologia. Ao lado disso, durante seu comparecimento às reuniões do Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira2, onde cursavam uma disciplina da graduação relativa à História da Enfermagem, elas perceberam que a preservação de acervos documentais é essencial, pois os documentos ajudam na recuperação da memória, na construção da identidade da profissão e de seus profissionais e no desenvolvimento de pesquisas históricas.
Após a constatação de que era fundamental o acesso aos documentos curriculares e outros necessários ao desenvolvimento de seus subprojetos, ficou resolvido que as alunas colaborariam com o CD - EEAN, através da organização de seu material documental, com a ajuda da bolsista de apoio técnico.
A partir do desenvolvimento desta experiência, as participantes do projeto integrado de pesquisa consideraram que deveriam partilhar a experiência de terem tido a prática com o levantamento e tratamento documental. O sentido de preservar/conservar uma documentação histórica consiste em conservar informações indispensáveis ao desenvolvimento cultural, científico e social (Beck, 1985). Então, o relato desta experiência tem como objetivos:
- partilhar uma experiência de preservação e conservação de documentos históricos de Enfermagem;
- descrever as etapas desenvolvidas no levantamento documental, no tratamento, na classificação e catalogação de documentos históricos.
CONTEXTO DA EXPERIÊNCIA: O CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA EEAN
O Arquivo Histórico da EEAN, seu atual Centro de Documentação (CD), formou-se de maneira espontânea, em razão das atividades administrativas e pedagógicas da Instituição. Hoje, ele detém um rico e significativo patrimônio em documentos arquivados. Esses documentos são cartas, relatórios, comunicações, históricos acadêmicos, livros de atas, fotografias e outros registros, que pertencem à História da Escola, desde sua criação até os dias atuais (Sauthier e Carvalho, 1999).
O Centro localiza-se em uma sala ampla do andar térreo do Pavilhão de Aulas da Escola de Enfermagem Anna Nery, mantendo uma comunicação direta com a Biblioteca Setorial da Pós - Graduação, através de duas portas. Sua sala, além de comportar estantes para as caixas - boxe que abrigam todos os documentos, ainda tem mesas de consulta e trabalho e mesas para computadores.
Inicialmente, os documentos do CD - EEAN eram catalogados em função de sua descrição, da ordenação cronológica, do tipo e da localização do documento (Sauthier e Barreira, 1999). Atualmente, a organização do CD - EEAN fundamenta-se no princípio da "procedência", em contraposição ao princípio da "ordenação por matéria". Dessa forma, cada documento está situado no fundo documental ao qual pertence. O princípio de "procedência" determina a condição essencial para a inclusão ou inserção do documento em uma classe ou série determinando sua situação na sistemática do arquivo. Esse princípio apoia e assegura a criação de novas séries documentais, ao longo do tempo (Sauthier e Carvalho, 1999).
Segundo Sauthier (2000), atualmente existem as seguintes séries documentais no CD - EEAN: (a) Curso de Graduação - 1923 a 1990 (dossiês das ex - alunas do Curso de Enfermagem); (b) Série Pós - Graduação (dossiês das ex - alunas dos Cursos de Pós - Graduação); (c) Diretoras e outras personalidades (dossiês de todas as Diretoras da EEAN e diversos materiais por elas produzidos); (d) Associação de Voluntárias de Anna Nery - AVAN (material resultante do movimento feminino em defesa do bem-estar dos clientes dos hospitais públicos ou filantrópicos do Rio de Janeiro); (e) Curso Técnico de Enfermagem (documentos básicos do Curso Técnico e dossiês das ex - alunas do mesmo); (f) Voluntárias da Guerra - 1942 a 1945 (documentos demonstrativos da participação da EEAN no preparo de moças brasileiras para se inscreverem como voluntárias na 2ª. Guerra Mundial); (g) A Missão Parsons - 1922 a 1931 (documentação produzida e recebida nos dez anos de implantação da Enfermagem Moderna no Brasil); (h) As Pioneiras - 1932 a 1950 (documentos produzidos nas gestões das diretoras da EEAN brasileiras - Rachel Haddock Lobo, Berta Pullen3 e Laís Neto dos Reis); (i) Série História Oral (doações de fitas magnéticas gravadas com depoimentos obtidos em pesquisas e suas transcrições autorizadas pelos depoentes); (j) Série Iconográfica (três mil fotografias sobre a evolução da EEAN); (l) Os Excluídos (dossiês de ex - alunas excluídas por diversas razões); (m) Obras Raras (livros antigos de interesse para a Enfermagem e a EEAN).
Vale destacar que 40 % do acervo documental do CD - EEAN ainda está por ser classificado ou inventariado para que possa compor novas séries documentais.
CONSIDERAÇÕES CONCEITUAIS SOBRE ACERVOS DOCUMENTAIS: SUAS INFLUÊNCIAS SOBRE A EXPERIÊNCIA COM O CUIDADO DOCUMENTAL
Para entender as buscas dos documentos empreendidas para o projeto integrado de pesquisa inicialmente denominado, torna-se necessário explicitar as fontes históricas que buscávamos identificar para os dois subprojetos já referidos. Dois foram os tipos de fontes históricas utilizadas nessa pesquisa: fontes primárias e secundárias. Entretanto, para esta parte do artigo, interessa explicitar as fontes históricas primárias adotadas. Um conceito de fonte primária é apresentado em Cardoso e Brignoli (1983, p. 485):
"as fontes primárias - documentos manuscritos de arquivos; fontes impressas (redigidas no próprio período pesquisado, embora publicadas muito depois, às vezes)".
O termo documento aparece neste conceito indicando a necessidade de reflexão. Neste sentido, Lüdke e André (1986, p. 38) posicionam-se sobre o documento como sendo "quaisquer materiais escritos que possam ser usados como fonte de informação sobre o comportamento humano".
No entanto, para Le Goff (1984), o conceito atual de documento originou-se de uma dupla evolução. O antigo termo "documento" diferia do termo "monumento", em seus significados, muito embora houvesse um destaque maior para o termo monumento. O monumento, obra comemorativa de arquitetura ou escultura ou obra funerária para perpetuar a recordação de uma pessoa, vinculava-se ao poder de perpetuação das sociedades históricas. O documento evoluiu para os significados de prova, instrumento e testemunho adotados, principalmente no Direito. No início do século XX, ambos os termos, documento e monumento, inicialmente separados, fundiram-se em um mesmo significado para a História. O significado de documento ampliou-se incorporando o de monumento, e seu significado passou a ser crítico também, além de ser conceituador.
Entretanto, o documento era o produto de uma sociedade, na qual alguns grupos detinham o poder. Com ele, podiam determinar o que ficaria como sua imagem para o futuro. Em conseqüência disto, o documento atualmente não é considerado inócuo. Ele pode ser uma montagem enganadora da sociedade que o produziu. Para ultrapassar essa montagem, é necessário que o pesquisador desmonte essa imagem para analisar suas condições de produção. A partir dessas considerações, Le Goff (1984) adotou o termo documento/monumento.
Refletindo sobre a natureza do termo "documento" e para localizar aqueles que eram pertinentes ao desenvolvimento dos subprojetos do projeto integrado de pesquisa, foi necessário consultar o catálogo analítico do Centro de Documentação, para identificar e localizar os seguintes dados documentais necessários à identificação dos documentos a serem selecionados, quais sejam: o número do documento, a caixa na qual estava localizado, o ano do documento, a estante na qual se encontrava.
O trabalho de levantamento documental, parte da coleta de dados dos subprojetos, iniciou-se pelas séries já inventariadas. A primeira série consultada foi a do Curso de Graduação - 1923 a 1990. Os primeiros documentos desta série são os dossiês das alunas da turma que colou grau em 1925. Nesta série, foram consultadas apenas as caixas dos anos de 1940 a 1973. Estes são os anos que interessavam aos recortes temporais dos objetos de estudo dos subprojetos. Nos dossiês das alunas, foram consultados seus históricos escolares, os quais continham o nome das disciplinas, sua carga horária, as aulas teóricas e/ou a prática de regência (conteúdos de ensino). Estes dados mostraram as mudanças na estrutura, no conteúdo e na denominação das disciplinas estudadas.
Em seguida, as caixas avulsas que continham documentos tratados e não inventariados foram consultadas. Portanto, estes documentos não pertenciam a nenhuma série documental instituída. As caixas consultadas apresentavam nomes que forneceram pistas sobre o currículo da EEAN e o ensino de enfermagem, dentro do período considerado nas pesquisas, quais sejam: "Ensino - 1957/02 e 1958/01", "Correspondência Geral", "Documentos - 1970, 71 e 72", "Documentos Importantes", "Regulamentos e Legislação" e caixas numeradas sem título.
De acordo com o interesse dos subprojetos de pesquisa sobre as disciplinas, alguns de seus programas e suas ementas, legislação sobre o currículo mínimo de Enfermagem e currículo pleno da EEAN foram identificados e selecionados nestas caixas. As datas eram diversificadas e se encontravam entre os anos de 1940 e 1976.
Concluída esta etapa, a Coordenadora do CD - EEAN indicou a Série Documental "As Pioneiras", que estava em estado precário de conservação e inacessível aos pesquisadores interessados, pois ainda não havia recebido nem tratamento, nem inventário.
Então, ficou resolvida a participação da equipe do projeto integrado de pesquisa no tratamento desses documentos, para oferecer apoio logístico às atividades de conservação do CD - EEAN, com especial atenção aos danos que poderiam estar afetando os livros e documentos. Esta posição foi assumida como contrapartida aos benefícios que o levantamento documental estava proporcionando às pesquisas desenvolvidas.
Alguns autores foram consultados para fundamentar as tendências existentes sobre a preservação e conservação de documentos históricos (Chaumier, 1973; Lefebvre, 1981; Silveira, 1983; Araújo, 1985; Leite, 1989; e Cunha, 1998), a fim proporcionar uma base consistente às etapas da experiência com o cuidado de documentos históricos, aqui relatada.
O suporte dos documentos (papel) é sensível e frágil, mesmo tendo propriedades físicas e químicas para durar por séculos. Ele pode ser afetado pela ação de agentes externos, tais como: luz, temperatura, umidade, gases, poeiras, insetos e fungos e tintas de escrever, que provocam seu envelhecimento. Assim, algumas etapas foram observadas no tratamento realizado nos documentos, para atender a algumas das características inerentes ao seu suporte:
- Equipamentos de proteção individual: foram usados equipamentos, tais como luvas de algodão e máscaras descartáveis, para evitar os riscos de contaminação por microrganismos encontrados na poeira, muitas vezes, nocivos à saúde humana; o uso das luvas também preservou o papel dos documentos das excreções e microrganismos presentes nas mãos;
- Aspiração externa e interna das caixas de documentos: esta etapa foi desenvolvida com a finalidade de retirar a poeira e as sujidades presentes. Para isso, foi utilizado um aspirador próprio para a atividade;
- Higienização dos documentos: neste procedimento foram removidos, sempre que possível, os elementos estranhos ao documento que pudessem causar danos ao seu suporte (papel), tais como grampos metálicos, etiquetas, fitas auto- adesivas, papéis, cartões ácidos e poeira. Para isto, foram utilizados alguns instrumentos - faca e trincha de cerdas macias. A higienização deve ser realizada periodicamente em acervos documentais, tanto para sua preservação, como para a segurança do usuário;
- Classificação dos documentos: uma leitura atenta dos documentos foi realizada, para classificá-los conforme seu conteúdo. Durante a leitura de um documento, também foi realizada concomitantemente uma análise documental, com dupla finalidade - para inventariá-lo e para decidir sobre sua utilização em nossas pesquisas;
- Catalogação dos documentos: nesta etapa, foi feita uma descrição dos documentos, através da elaboração de um breve resumo de seus conteúdos incluindo a data, o local de produção e o número de páginas. Em seguida, esses documentos foram colocados em pastas de papel, cujo ph era neutro (papel não ácido). A localização do documento da série na caixa - boxe demandou o registro do ano de produção do documento e seu número.
Com relação às etapas de tratamento dos documentos aconteceram algumas dificuldades, em virtude do contato com este novo tipo de atividade, no contexto do CD- EEAN. O desconforto ao usar máscaras e luvas de algodão foi evidenciado. O uso das luvas dificultou o trabalho considerando que, na maioria das vezes, ele diminuiu a sensibilidade tátil prejudicando o manuseio dos documentos, pois o suporte da maioria dos documentos era de textura fina, geralmente papel usado para cópias. O uso da máscara prejudicou a respiração, às vezes, pois ela pressionava algumas regiões da face. Entretanto, houve o entendimento de que a utilização desses equipamentos era essencial, principalmente por sua finalidade de preservar a saúde dos usuários e os próprios documentos.
Outra dificuldade sentida relacionou-se à etapa de classificação e catalogação dos documentos. Essa etapa foi extremamente cansativa, pois demandava uma concentração maior no processo de leitura atenta de cada documento. Também surgiram algumas dificuldades técnicas decorrentes da identificação de documentos incompletos ou documentos de difícil identificação, por apresentarem um conteúdo vago. Outros documentos não tinham relação com a pesquisa que estava sendo desenvolvida. No entanto, essa etapa significou um processo também gratificante, pois houve a aquisição de um rico e novo conhecimento proporcionado pela leitura dos documentos.
TÉRMINO DA EXPERIÊNCIA: O PREPARO E A ORGANIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS PARA O PROJETO INTEGRADO DE PESQUISA E SEUS SUBPROJETOS
O uso de fontes históricas secundárias foi necessário para a utilização dos documentos no desenvolvimento de cada um dos subprojetos de pesquisa. Conforme Cardoso e Brignoli (1983, p. 485) indicam, o uso de fontes secundárias implica em "documentação bibliográfica: livros ou artigos sobre o tema estudado ou sobre assuntos de algum modo relacionados com ele".
Foram utilizadas, como fontes secundárias, obras da Historiografia de Enfermagem, de Saúde, da Educação e do Brasil, pois havia a necessidade de contextualizar os documentos encontrados em relação às condições internas e externas à Enfermagem, que afetaram a evolução das disciplinas estudadas. A utilização de fontes secundárias esteve relacionada à verificação da coerência externa dos documentos selecionados.
Em seguida, foi realizado o tratamento dos documentos a serem utilizados nos subprojetos de pesquisa, para que o seus "corpus" de dados fossem constituídos. Para isso, duas etapas distintas foram desenvolvidas. A primeira foi a de escaneamento dos documentos originais. Esse processo foi adotado, pois ele prejudica menos a sobrevida de documentos originais, comparado com outros métodos de duplicação de documentos. Para isso, foram feitas cópias dos documentos escaneados em disquetes de computador, com a finalidade de constituir um banco de dados documentais para as pesquisas, acessível sempre que necessário.
A segunda etapa foi realizada através da reprodução em fac-símile dos documentos escaneados (impressão em jato de tinta). Essa etapa do tratamento documental preparou o "corpus" de dados para o desenvolvimento da análise documental técnica de documentos, essencial para a etapa de análise e interpretação dos resultados das pesquisas.
A análise documental técnica é definida como: "um conjunto de procedimentos efetuados com o fim de expressar o conteúdo dos documentos, sob formas destinadas a facilitar a recuperação da informação" (Cunha, 1998, p. 40). Em função disso, antes da utilização dos documentos na pesquisa, o pesquisador deve realizar uma análise técnica constituída pela análise dos dados externos e internos ao documento.
No desenvolvimento da análise dos dados externos, observamos alguns aspectos: tipo de documento (oficial ou particular; correspondência, relatório ou diário; e outros); documento original ou cópia; suporte do documento (especificações do papel utilizado no documento); tecnologia utilizada no documento (documento manuscrito, datilografado ou digitado); origem do documento (expedido ou recebido); local e data da produção do documento; nome do autor do registro e seu cargo; nome do signatário e seu cargo. Na análise dos dados internos do documento, procedemos a uma análise de seu conteúdo: título do mesmo; o conteúdo propriamente dito, os objetivos de sua produção - intencional ou causal.
Em relação aos subprojetos de pesquisa em desenvolvimento, a utilização dos documentos analisados buscou responder, em parte, as suas questões norteadoras. Os objetivos dos subprojetos também foram alcançados parcialmente, pois considerou-se que os documentos "não são apenas uma fonte de informação contextualizada. Surgem num determinado contexto e fornecem informações sobre esse mesmo contexto" (Lüdke e André, 1986, p. 38).
A utilização dos documentos deu respostas parciais às questões das pesquisas, que serão complementadas futuramente com outras informações obtidas através de outras técnicas de coleta de dados. Estão previstas a realização de entrevistas das histórias de vida das professoras envolvidas com as disciplinas estudadas, em sua vertente de história oral temática, bem como a utilização de Historiografia de várias áreas. Os documentos associados às historias de vida e à historiografia constituirão um tríplice vértice sobre o qual será realizada a triangulação de dados, uma técnica pertinente à confiabilidade buscada em qualquer pesquisa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com o trabalho desenvolvido junto ao CD - EEAN, houve uma aprendizagem sobre os cuidados envolvidos no manuseio de documentos históricos. Antes, existia um conhecimento incompleto sobre o seu valor para a recuperação da memória de uma instituição, profissão ou um povo.
Os documentos servem como fontes de informações para profissionais de diversas áreas do conhecimento humano. No contato mantido com os documentos, durante a experiência, ampliou-se a compreensão do valor do documento para a formação de uma ampla consciência social sobre a significação e a utilidade de acervos documentais e sobre a necessidade de sua preservação e disponibilização para consultas em geral, como Brasil (1984) apresenta. Com isto, espera-se que o leitor possa ter despertado para a importância da conservação dos documentos históricos.
Os documentos que compõem o acervo do CD - EEAN contribuíram fundamentalmente para o desenvolvimento de uma parcela de nossas pesquisas. Entretanto, houve um pouco de frustração, pois esperava-se encontrar uma variedade maior de documentos que estivessem relacionados aos estudos em desenvolvimento. Porém, houve a compreensão de que as expectativas dos pesquisadores nem sempre são alcançadas, principalmente quando alguns documentos são perdidos ou descartados.
Finalmente, existiu uma concordância com Brasil (1984, p. 16) sobre a carência de uma política integrada de proteção aos acervos documentais e à documentação. Essa ausência leva, muitas vezes, a ameaças de deterioração de documentos e à sua perda. Reforçando essa posição, verifica-se que:
"Existem no Brasil milhões de documentos preciosos perdendo-se a cada momento devido à conjugação de vários fatores danosos. O desaparecimento de um manuscrito valioso, por exemplo, é irreparável; é a nossa memória como povo que se esvai a cada segundo (Brasil, op. cit., p. cit).
Por isso, os pesquisadores, a população e principalmente as autoridades governamentais devem se unir para preservar e conservar os acervos documentais. Eles contribuem para compor a História de uma civilização, em uma determinada época. Quando tratados de forma adequada, os documentos sobrevivem por longos anos. A partir dessa disponibilidade de acervos, os historiadores e outros estudiosos podem reconfigurar a memória de determinados grupos e sociedades.
Para a Enfermagem, essas reflexões levam a algumas considerações. A profissão vem empreendendo esforços para resgatar seu passado. Atualmente, busca-se uma forma de abordagem histórica que não seja apenas fatual, ou seja, baseada em acontecimentos e personagens destacados. Nos anos 90, houve o início de um crescente movimento para a reconstrução da História da Enfermagem Brasileira que, a exemplo da História Nova (Le Goff e Nora, 1988), vem buscando novos objetos de estudo, novos problemas de pesquisa e novas abordagens teórico-metodológicas. A produção oriunda desse movimento tem evidenciado um olhar inovador sobre a evolução profissional, que vem instigando seus consumidores, tanto os leitores em geral, como os estudiosos da área.
Para o desenvolvimento de pesquisas de cunho histórico na Enfermagem, é essencial a existência de quantidade e qualidade de documentos preservados e disponíveis. Neste sentido, várias instituições de ensino de enfermagem e a enfermagem de instituições assistenciais de saúde vêm se mobilizando para estruturar seus acervos documentais e torná-los acessíveis ao público interessado.
O relato desta experiência junto ao CD-EEAN constitui-se como parte desse movimento mais geral de resgate de nossa História e também uma parte dos investimentos existentes na Subárea da História da Enfermagem Brasileira. Sua contribuição situou-se em mobilizar os leitores para compreenderem a importância do grande esforço coletivo necessário à preservação e conservação da memória de nossa profissão.
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NOTAS
1 Trabalho apresentado como comunicação oral no 1º. Colóquio Latino - Americano de História da Enfermagem, realizado no Rio de Janeiro em agosto de 2000. Apresentado também como comunicação oral no 52º. Congresso Brasileiro de Enfermagem, realizado no Recife - Pe em outubro de 2000.
2 O Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira está diretamente vinculado ao Departamento de Enfermagem Fundamental e indiretamente ligado à Coordenação Geral de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery-UFRJ.
3 Apesar de Berta Pullen ser norte-americana, ela pode ser considerada uma das pioneiras.