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A fotografia como fonte primária na pesquisa em história da Enfermagem
Tânia Cristina Franco Santos1; Ieda de Alencar Barreira2; Jussara Sauthier3
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(1): 72 - 84
Este artigo tem como objetivos descrever a evolução dos usos da fotografia como fonte de pesquisa, demonstrar um procedimento de análise fotográfica e discutir a contribuição da fotografia como método de pesquisa em enfermagem. O texto produzido se baseia no desenvolvimento de uma tese de doutorado. Os procedimentos de análise foram aplicados a uma foto selecionada como emblemática do objeto de estudo, ou seja, a luta simbólica pela persistência da liderança norte-americana após a implantação e consolidação do ensino de enfermagem moderna no Rio de Janeiro, mesmo após o término da Missão de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento da Enfermagem no Brasil, que aqui atuou, de 1921 a 1931, sob os auspícios da Fundação Rockfeller. Tal análise permitiu a apreensão dos aspectos expressivos, ambíguos e ideológicos, revelando, para além das disposições hierárquicas espaciais, os jogos de poder.
Palavras-chave: História da Enfermagem - Pesquisa em Enfermagem - Pesquisa Metodológica em Enfermagem
Diéssica Roggia Piexak1; Jamila Geri Tomaschewski Barlem2; Rosemary Silva da Silveira3; Geani Farias Machado Fernandes4; Valéria Lerch Lunardi5; Dirce Stein Backes6
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(1): 68 - 72
Objetivou-se conhecer a percepção de estudantes da primeira série de um curso de graduação em Enfermagem acerca da pesquisa. Trata-se de um estudo qualitativo realizado em uma instituição de ensino superior de rede privada no mês de junho de 2010. Aplicou-se um questionário, composto de pergunta única e aberta, para 30 estudantes da primeira série de um curso de graduação em Enfermagem. A partir da análise de conteúdo, foi possível conhecer a percepção dos estudantes acerca da pesquisa; eles retrataram a importância da pesquisa para formação profissional, a contribuição para a prática baseada em evidências e para a educação permanente, e a maior visibilidade da profissão por meio da produção de conhecimentos consolidados pela pesquisa. Acredita-se que o reconhecimento da importância e da necessidade da pesquisa como prática transversal nos cursos de graduação em Enfermagem poderá contribuir para a formação profissional dos estudantes.
Palavras-chave: Estudantes de Enfermagem. Pesquisa em Enfermagem. Educação em Enfermagem.
Alba Lúcia Castelo Branco1; Florence Romijn Tocantins2; Berenice Xavier Elsas3; Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues4
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998; 2(1): 93 - 100
Fundamentadas na concepção de atenção integral de enfermagem voltada para as necessidades das clientes internadas em uma instituição psiquiátrica, apresentamos algumas reflexões no que se refere a assistência de enfermagem prestada a esta clientela. A análise compreensiva dos depoimentos foi feita a partir do tipo vivido construído ("cliente internada em uma enfermaria psiquiátrica") e entendemos que o mesmo engloba as necessidades assistenciais de enfermagem por parte da cliente que está internada em uma Enfermaria Psiquiátrica. Ampliamos a questão da assistência de Enfermagem entendendo que esta não deve restringir-se apenas a necessidades básicas preestabelecidas, mas principalmente envolver as necessidades assistenciais sentidas e expressas pela clientela.
Palavras-chave: Enfermagem Psiquiátrica, Assistência em Enfermagem, Clientes Internadas, Fenomenología.
Fenomenologia heideggeriana e sua possibilidade na construção de estudos de Enfermagem
Claudete Ferreira de Souza Monteiro; Silvana Santiago da Rocha; Elizabete Pimenta Araújo Paz; Ivis Emilia de Oliveira Souza
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(2): 297 - 301
Este estudo apresenta uma reflexão sobre o método fenomenológico heideggeriano e sua possibilidade na pesquisa em Enfermagem. O trabalho mostra que a Enfermagem precisa compreender e dar sentido às suas ações de forma mais autêntica e aponta a fenomenologia como a possibilidade de permitir que os profissionais se tornem mais atentos e reflexivos sobre a realidade e o modo de ser de outros.
Palavras-chave: Fenomenologia. Pesquisa em Enfermagem. Cuidar
Páginas de História da Enfermagem: o jubileu de ouro de uma obra (1951-2001)
Ana Paula Costa AlvesI; Osnir Claudiano da Silva JúniorII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(2): 181 - 186
O objeto deste estudo é a permanência do livro "Páginas de História da Enfermagem/História da Enfermagem" em referências acadêmicas em 2001, ano do cinqüentenário da primeira edição.
OBJETIVO: Identificar a referência ao livro de Waleska Paixão nas fontes supracitadas. Metodologicamente, é um estudo histórico-social, de natureza quantitativa. Foi realizado levantamento bibliográfico nas dissertações e teses de três programas de pós-graduação, nos programas de disciplina de História da Enfermagem em três escolas públicas de graduação no município do Rio de Janeiro e artigos com descritores História da Enfermagem publicados na REBEn.
RESULTADO: A análise revelou a citação do título em apenas um programa de disciplina de graduação.
CONCLUSÃO: Apesar da importância do referido livro, devido ao seu pioneirismo no Brasil (1951), as citações desta obra estão desaparecendo nas referências pesquisadas, o que aponta para o surgimento de novos títulos e fontes para o estudo da História da Enfermagem.
Palavras-chave: História da Enfermagem. Ensino. Pesquisa em Enfermagem