ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 3 resultados

Globalização e exclusão: o papel social do enfermeiro

Laura Tavares Ribeiro Soares

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(2): 13 - 21

Resumo Download

Este texto, que reproduz aula inaugural proferida na abertura do ano letivo de 1997 da EEAN, trata do processo denominado de globalização, discutindo seus diferentes significados e implicações para países como o Brasil, mostrando sua face excludente e concentradora de riqueza em escala mundial, ampliando o fosso entre ricos e pobres. Com base nesse cenário, situa as denominadas políticas de ajuste e seu caráter neoliberal, detalhando o "pacote" de reformas por elas preconizadas. Mostra como, infelizmente, as formas e os conteúdos adotados por essas políticas não têm sido neutras no tocante à situação social e às políticas sociais dos países latino-americanos, apontando suas peculiaridades para o Brasil.
Apresenta ainda a tradução dessas políticas para a área de Saúde, criticando a "nova" divisão de tarefas entre o Estado e o Setor Privado proposta pelo projeto neoliberal, chamando a atenção para a dualidade perversa por ele gerada. Finalmente, discute qual seria o papel social do Enfermeiro diante desse cenário, destacando as possibilidades de mudança e as potencialidades de atuação desse profissional como agente de transformação.

 

O trabalho educativo em saúde nas comunidades rurais: as experiências da enfermagem no Brasil e no Peru

Magda Núnez Vargas1; Laura Tavares Ribeiro Soares2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(3): 54 - 71

Resumo Download

Este trabalho apresenta uma síntese do que foi a nossa Dissertação de Tese de Mestrado defendida na EEAN/UFRJ em dezembro de 1996, onde analisamos a utilização das diferentes metodologias de trabalho educativo em saúde, implementadas pela equipe de enfermagem em comunidades rurais no BRASIL (Xerém-RIO DE JANEIRO) e Peru (Santo Tomás-IQUITOS), visando descrever as características das metodologias do trabalho educativo em saúde nas comunidades rurais, numa perspectiva latino-americana; comparar as modalidades de utilização das metodologias do trabalho educativo em saúde no Brasil e no Peru; e discutir e identificar as diferentes formas de participação dos habitantes das comunidades rurais nos trabalhos educativos em saúde. Incorporamos também, na análise, as diferentes práticas de participação da população organizada residente nas respectivas comunidades. Para ambos os aspectos, fizemos uma comparação entre os dois países, na busca de alternativas e respostas ao tratamento das diferenças e semelhanças entre os nossos países, o qual é fruto da reflexão que vem ocorrendo no espaço da educação em saúde. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uma abordagem comparativa, numa perspectiva histórico-dialética, destacando os principais fatos históricos, econômicos, políticos e sociais que contextualizam a problemática analisada. Foram feitos dois estudos de caso, onde utilizamos, para a coleta de dados, a entrevista semi-estruturada e a observação participante. Os sujeitos dos estudos foram os membros da equipe de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares); os líderes comunitários; e alguns moradores das comunidades de ambos os países. Tivemos como referencial teórico Paulo Freire, Gramsci, Marx, Egry entre outros, que ajudaram-nos a recolocar o problema da diferença e da comparação, considerando os métodos educativos em saúde como parte de determinadas totalidades histórico-sociais, que possuem, nos respectivos países, particularidades históricas e culturais. As conclusões deste trabalho indicam que existem determinadas características particulares de utilização de metodologias de trabalho educativo em saúde nas comunidades rurais. Essas características estão, por sua vez, relacionadas com o sistemas de saúde de cada país e com o momento histórico, político e social vivenciado por cada comunidade. No entanto, essas metodologias não apresentam uma continuidade linear no tempo: num determinado momento podem conter elementos dos diversos enfoques. Além disso, encontra-se, na prática do dia-a-dia das unidades, falta de acompanhamento sistemático e de supervisão formal. Identificou-se, também, nas comunidades assistidas, uma heterogeneidade nos graus de conscientização e participação do cidadão, o que limita uma atuação com maior poder de cobrança, junto às autoridades de saúde e às lideranças políticas em favor da melhoria da qualidade de vida nessas comunidades.

Palavras-chave: estudo comparativo - Enfermagem; educação em saúde; Enfermagem em Saúde Comunitária

 

Pós-Graduação limites, possibilidades e estratégias rumo à excelência

Laura Tavares Ribeiro Soares

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(1): 71 - 77

Resumo Download

Este artigo apresenta as principais estratégias que vêm sendo adotadas pela pósgraduação da Escola de Enfermagem Anna Nery - EEAN da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, situando-as em relação àquelas apontadas recentemente para a pósgraduação brasileira. Constata-se que a EEAN não apenas já vem utilizando algumas das estratégias recomendadas para a solução de problemas cruciais da pósgraduação como, em alguns casos, encontra-se mais avançada, tendo encontrado soluções originais para alguns desses problemas. São também evidenciadas algumas limitações características da atual etapa de desenvolvimento da pós-graduação na Enfermagem em geral, e a EEAN não é excessão, que ainda tem como tarefa central a capacitação dos seus próprios docentes. Finalmente, é destacada a falta de incentivo, sobretudo na área da pesquisa, por parte dos órgãos nacionais de fomento e a particular importância do seu apoio para os chamados "grupos emergentes", entre os quais a Enfermagem se inclui.

Palavras-chave: Pos-graduation, Nursing, University.

 

 

© Copyright 2023 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1