ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 5 resultados

Fenomenologia heideggeriana e sua possibilidade na construção de estudos de Enfermagem

Claudete Ferreira de Souza Monteiro; Silvana Santiago da Rocha; Elizabete Pimenta Araújo Paz; Ivis Emilia de Oliveira Souza

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(2): 297 - 301

Resumo Download

Este estudo apresenta uma reflexão sobre o método fenomenológico heideggeriano e sua possibilidade na pesquisa em Enfermagem. O trabalho mostra que a Enfermagem precisa compreender e dar sentido às suas ações de forma mais autêntica e aponta a fenomenologia como a possibilidade de permitir que os profissionais se tornem mais atentos e reflexivos sobre a realidade e o modo de ser de outros.

Palavras-chave: Fenomenologia. Pesquisa em Enfermagem. Cuidar

 

Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde da Mulher (NUPESM)

Maria Antonieta Rubio Tyrrell1; Rosângela da Silva Santos2; Ivis Emilia de Oliveira Souza3; Lana Lage da Gama Lima4

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(1): 103 - 110

Resumo Download

Este artigo apresenta a experiência de origem e desenvolvimento de um Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde da Mulher, contextualizado o movimento de expansão dos cursos de Pós-Graduação "stricto-sensu" Mestrado e Doutorado na urgência e consolidação de medidas inovadoras no ensino desses programas. Descrevem-se os requisitos básicos para sua criação e aprovação bem como os serviços prestados. Por fim registram-se as perspectivas de trabalho e pesquisas.

Palavras-chave: Nucleus of Investigation, Woman Health, Nursing of Investigation.

 

O Curso de Doutorado em Enfermagem da EEAN/UFRJ Criação, desenvolvimento e tendências

Suely de Souza Baptista1; Ivis Emilia de Oliveira Souza2; Jussara Sauthier3

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(1): 79 - 85

Resumo Download

Este trabalho visa a analisar o desenvolvimento do curso de doutorado em enfermagem da EEAN/ UFRJ, iniciado em 1989. Os seminários de avaliação dos cursos de pós-graduação e a adoção de um sistema contínuo e diversificado de avaliação dos alunos vêm contribuindo para este desenvolvimento. À ampliação gradativa do número de vagas somam-se medidas para a melhoria da qualidade do ensino, incluindo a estratégia de integração das disciplinas obrigatórias mediante a participação de mestrandos e doutorandos, a articulação da pós-graduação com a graduação, a criação de Núcleos de Pesquisa e de uma Secretaria de Apoio à Pesquisa e a redefinição da ocupação da área física. Observam-se reflexos dessas medidas no nível de qualidade, de bom para ótimo, das teses produzidas.

 

O Desvelar do Ser-Gestante Diante da Possibilidade de Amamentação

Ivis Emilia de Oliveira Souza

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(1): 135 - 142

Resumo Download

A temática deste estudo focalizou a amamentação enquanto fenômeno situado no ser gestante. A experiência de orientar gestantes sobre aleitamento materno durante o acompanhamento pré-natal foi o ponto de partida da minha investigação. Assim, meu objetivo foi compreender o evento, mostrando que se trata de um fenômeno e que, enquanto tal, é uma possibilidade do campo existencial. O caminhar na trajetória fenomenológica, utilizando como respaldo o referencial filosófico de Martin Heidegger, oportunizou desvelar este fenômeno. Os depoimentos obtidos permitiram-me captar o significado atribuído pelas gestantes à amamentação. A compreensão da temática envolveu o ser na dimensão do existir e o poder-ser como inerente à existência. Neste sentido foi possível refletir e tecer considerações àcerca da amamentação na assistência de enfermagem pré-natal, com base em uma abordagem compreensiva que valoriza o humano nesta experiência.

Palavras-chave: Breastfeeding, Practice nursing, Pregnant women, Nursing Philosophy.

 

Revelação do diagnóstico de HIV para o adolescente: modos de ser cotidiano

Crhis Netto de Brum, Cristiane Cardoso de Paula, Stela Maris de Mello Padoin, Ivis Emilia de Oliveira Souza, Eliane Tatsch Neves, Samuel Spiegelberg Zuge

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2015; 19(4): 679 - 684

Download

 

 

© Copyright 2023 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1