ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 3 resultados

A inserção do tema Liderança nas disciplinas de Administração em Enfermagem de uma faculdade particular da cidade de São Paulo 1998 a 2004

Lucimar Regina ConstantinoI; Maria Cristina SannaII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(2): 204 - 213

Resumo Download

Para descrever a evolução da abordagem da Liderança nos programas das disciplinas de Administração em Enfermagem, ministradas na FACENF-UNISA, no período de 1998 a 2004, foram analisados, dos 27 planos de disciplina praticados no período, os objetivos e as estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação. O tratamento utilizado, análise de discurso de Bardin, apontou que o tema foi pouco valorizado no período estudado. Observou-se, também, que o currículo do curso passou por três modificações, momentos propícios para a ampliação da dedicação ao tema Liderança, mas isso não aconteceu, havendo apenas a criação de uma disciplina optativa com esse conteúdo. Concluiu-se que os docentes responsáveis pelas disciplinas ministradas fizeram mudanças nos programas, mas não adotaram um paradigma que desse destaque à Liderança.

Palavras-chave: Administração. Enfermagem. Ensino. História. Liderança

 

A participação da enfermeira na campanha de erradicação da Varíola no Estado de São Paulo no período 1968-1973

Aildnize Geselli SantosI; Maria Cristina SannaII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(3): 470 - 477

Resumo Download

A Campanha da Erradicação da Varíola (CEV) foi um movimento conduzido pela Organização Mundial de Saúde a partir de 1965, com o objetivo de erradicar a doença no mundo. No Brasil, ela foi coordenada pelo Ministério da Saúde, porém descentralizada em alguns estados, como no Estado de São Paulo. A incidência neste estado era alta, o que despertou o brio dos sanitaristas para a obtenção rápida de resultados. Para tanto, montou-se uma coordenação ligada ao secretário estadual da saúde, integrada por vários profissionais, dentre os quais a enfermeira. O presente trabalho objetiva descrever e analisar a participação dessas enfermeiras na CEV no Estado de São Paulo. Neste estudo de caráter histórico-social, que emprega documentos escritos oficiais da campanha, produzidos no período de 1968 a 1973, encontrou-se comprovação do envolvimento das enfermeiras no treinamento de vacinadores, na determinação de estratégias de cobertura da população e na coordenação da logística da campanha.

Palavras-chave: História. Enfermagem. Campanhas de Vacinação. Imunização. Varíola

 

Interfaces da história da enfermagem: a contribuição da Associação Brasileira de Enfermagem

Isabel Cristina Kowal Olm CunhaI; Maria Cristina SannaII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(3): 537 - 539

Resumo Download

No contexto de transformação pela qual passou a Enfermagem brasileira, a Associação Brasileira de Enfermagem foi e é protagonista no cenário de compromisso com a categoria e a produção e difusão do conhecimento. A ABEn, como entidade representativa dos enfermeiros, liderou este processo, e neste artigo lança-se um olhar atento de avaliação do passado, entendendo o presente e, mais que tudo, desenhando as possibilidades para o futuro. Nessa perspectiva, o projeto de preservação do acervo e resgate da história da associação, em parceria com o NUPHEBRAS / EEAN, é um marco histórico que se reveste de importância para as próximas gerações de enfermeiros. Ao fazer o seu dever de conservar seu Centro de Documentação, disponibilizá-lo aos abenistas e às novas gerações, a ABEn reitera o seu compromisso com a história da Enfermagem brasileira, dando o exemplo que espera que frutifique.

Palavras-chave: História da Enfermagem. Sociedades de Enfermagem. Enfermagem

 

 

© Copyright 2023 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1