ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
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A 2ª Guerra Mundial e o retorno das enfermeiras americanas ao Brasil

Cassandra Soares de OliveiraI; Ieda de Alencar BarreiraII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(2): 209 - 216

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A enfermagem e a condição feminina: figuras-tipo de mulheres no estado novo

Luana Bezerra da RochaI; Ieda de Alencar BarreiraII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(2): 195 - 210

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A enfermagem na universidade brasileira: buscando espaços, conquistando posições

Suely de Souza BaptistaI; Ieda de Alencar BarreiraII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(1): 21 - 30

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A Enfermeira Lieselotte Hoeschl Ornellas e o surgimento da profissão de nutricionista

Pacita Geovana G. de S. AperibenseI; Ieda de Alencar BarreiraII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(3): 560 - 564

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Estudo de natureza histórico-social acerca da história de vida de uma Enfermeira pioneira na área de nutrição no Brasil.
OBJETO: a história de vida de Lieselotte Hoeschl Ornellas (LHO).
OBJETIVOS: elaborar nota biográfica e comentar sua contribuição profissional. Fontes primárias: documentos do Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Cedoc/EEAN/UFRJ) e depoimentos por ela concedidos. Metodologia: os dados foram ordenados cronológica e tematicamente e analisados segundo os objetivos.
RESULTADOS: Lieselotte, aos 21 anos, recém-diplomada pela EAN, para atender às necessidades do currículo da Escola, foi indicada para fazer o curso de nutricionista. Mediante uma bolsa de estudos, estudou no Instituto Nacional de Nutrição Professor Escudero, na Argentina, no período 1940-1943. De volta à EAN, passou a lecionar as disciplinas de Nutrição e Dietética, chefiando, concomitantemente, o serviço de Nutrição do Hospital dos Servidores do Estado, considerado padrão para a América Latina. Realizou duas pós-graduações fora do país.
CONCLUSÃO: Durante 66 anos, LHO contribuiu singularmente para o desenvolvimento da Enfermagem e da Nutrição, motivo pelo qual foi incluída no banco de dados "Quem é Quem na História de Enfermagem Brasileira", do Nuphebras/EEAN.

Palavras-chave: História da Enfermagem. Biografia. Nutrição

 

O estágio da escola de enfermagem Anna Nery no Hospital de Isolamento São Sebastião (1924-1946)

Tatiana de Oliveira GomesI; Ieda de Alencar BarreiraII; Antonio José de Almeida FilhoIII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2004; 8(3): 378 - 385

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Rachel Haddock Lobo, mito de enfermeira nos anos 30

Tânia Cristina Franco SantosI; Ieda de Alencar BarreiraII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(1): 29 - 38

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Reconfiguração do serviço de enfermagem de saúde pública na cidade do Rio de Janeiro na virada da década de 20 para a de 30

André Guayanaz LaurianoI; Ieda de Alencar BarreiraII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(1): 39 - 52

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Significado dos uniformes de enfermeira nos primórdios da enfermagem moderna

Maria Angélica de Almeida PeresI; Ieda de Alencar BarreiraII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003; 7(1): 25 - 38

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Uma nova enfermagem psiquiátrica na universidade do Brasil nos anos 60 do século XX

Maria Angélica de Almeida PeresI; Ieda de Alencar BarreiraII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(1): 108 - 114

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Estudo histórico-social sobre a implantação de um modelo de enfermagem psiquiátrica, pela Escola Ana Nery (EAN), no Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPUB). O marco inicial corresponde à contratação de uma professora da escola como chefe do serviço de enfermagem do IPUB, em 1962, e o marco final, à inclusão das enfermeiras como integrantes da equipe de saúde do IPUB, em 1963.
OBJETIVOS: descrever a situação da enfermagem psiquiátrica no IPUB; analisar as estratégias adotadas na reforma da enfermagem; discutir a importância desse saber/poder da enfermagem.
REFERENCIAL TEÓRICO: conceitos de Michel Foucault.
FONTES: documentos escritos, depoimentos orais e bibliografia.
RESULTADOS: as estratégias utilizadas foram de natureza política, técnica e administrativa; suas condições de possibilidade foram dadas pela acumulação de cargos (docente e assistencial). A consolidação do novo modelo, ampliado para outras escolas, tornou a EAN/IPUB centro de difusão de saber da enfermagem psiquiátrica no Brasil.

Palavras-chave: Enfermagem Psiquiátrica. História da Enfermagem. Ensino

 

 

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