ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 3 resultados

A Escola Anna Nery como Centro Difusor de Tradições Nativas

Tânia Cristina Franco Santos1; Ieda de Alencar Barreira2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(2): 18 - 33

Resumo Download

Este estudo, realizado na perspectiva da história social, tem como objetivo analisar o processo de invenção de tradições nativas, pelas dirigentes da Missão Parsons, como estratégia de luta simbólica pela visibilidade e reconhecimento da enfermeira diplomada brasileira. A missão de enfermeiras, patrocinada pela Fundação Rockfeller, foi enviada ao Brasil com o objetivo de promover as inovações requeridas pelo Departamento Nacional de Saúde Pública, consideradas necessárias à efetivação da reforma Carlos Chagas, e aqui permaneceu por uma década (1921-1931). As fontes primárias incluíram documentos do Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery, como fotografias, documentos de caráter oficial e jornais da época e as secundárias, bibliografias referentes a história da enfermagem e ao contexto histórico social brasileiro da época. A análise dos documentos fotográficos e escritos, em seus aspectos polissêmicos, evidenciou como traço marcante da atuação das dirigentes americanas a (re) invenção de tradições já institucionalizadas em seu país, pela repetição, ano após ano, de solenidades que aglutinavam pessoas de diferentes setores da sociedade, uma vez que esses rituais simbólicos tinham a função de fortalecer o sentimento de unidade interna e de transmitir uma imagem homogênea do grupo, dando visibilidade à nova profissão, que buscava o reconhecimento social.

 

A fotografia como fonte primária na pesquisa em história da Enfermagem

Tânia Cristina Franco Santos1; Ieda de Alencar Barreira2; Jussara Sauthier3

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(1): 72 - 84

Resumo Download

Este artigo tem como objetivos descrever a evolução dos usos da fotografia como fonte de pesquisa, demonstrar um procedimento de análise fotográfica e discutir a contribuição da fotografia como método de pesquisa em enfermagem. O texto produzido se baseia no desenvolvimento de uma tese de doutorado. Os procedimentos de análise foram aplicados a uma foto selecionada como emblemática do objeto de estudo, ou seja, a luta simbólica pela persistência da liderança norte-americana após a implantação e consolidação do ensino de enfermagem moderna no Rio de Janeiro, mesmo após o término da Missão de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento da Enfermagem no Brasil, que aqui atuou, de 1921 a 1931, sob os auspícios da Fundação Rockfeller. Tal análise permitiu a apreensão dos aspectos expressivos, ambíguos e ideológicos, revelando, para além das disposições hierárquicas espaciais, os jogos de poder.

Palavras-chave: História da Enfermagem - Pesquisa em Enfermagem - Pesquisa Metodológica em Enfermagem

 

Significados da visita domiciliar realizada pelas enfermeiras de saúde pública ñas décadas de 20 e 30'.

Bárbara de Souza Cortes Fallante1; Ieda de Alencar Barreira2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998; 2(3): 72 - 85

Resumo Download

O objeto do presente estudo é a introdução de urna nova prática de saúde pública, ou seja, a visita domiciliar, realizada pela enfermeira de saúde pública. Objetivos: descrever as condições de trabalho em que eram realizadas as visitas domiciliares nas familias do Rio de Janeiro; discutir seus significados e analisar a pedagogia utilizada pelas enfermeiras. Os resultados demonstram que a visita da enfermeira de saúde pública se revestia de diferentes significados segundo a posição e o papel dos diversos grupos da sociedade: para as familias pobres poderia significar uma ameaça; para os médicos sanitaristas constituiria numa poderosa estratégia de controle social; para os médicos particulares a atuação dessa profissional seria percebida como uma intromissão no exercício liberal da medicina; para os setores conservadores da sociedade, urna injustificada mudança no papel feminino tradicional.

Palavras-chave: Nursing - History of Nursing - Home Visit

 

 

© Copyright 2023 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1