ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

Volume 11, Número 4, Out/Dez - 2007

EDITORIAL

 

A enfermagem e o problema do uso e abuso de álcool e outras drogas

 

 

Angela Maria Mendes Abreu

Professora Adjunta e Chefe do Departamento de Enfermagem em Saúde Publica da EEAN/UFRJ. Coordenadora acadêmica do Núcleo de Atenção Integrada ao Acidentado de Transito/NAIAT/HESFA/UFRJ. Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos em alcoologia e Adictologia-GIAD/DESP/EEAN/UFRJ.

 

 

O fenômeno das drogas constitui hoje em dia uma verdadeira e urgente questão de saúde publica no mundo. É tratado como um problema social com impactos diretos na saúde do indivíduo, família, comunidade e sociedade em geral.

Pode ser compreendido em sua dimensão nacional e internacional com seus impactos na esfera global. Envolve o problema de produção, tráfico e comércio, assim como, o consumo das drogas lícitas e ilícitas nas Américas e no Mundo.

Os problemas originados das drogas são eminentemente complexos e dinâmicos. Assim, toma-se como pressuposto que as complexas relações que envolvem o uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas constituem um cenário de vulnerabilidade a violência. Portanto, configura-se como um problema dos mais complexos e desafiantes enfrentados pelos governantes dos países desenvolvidos e principalmente dos países em desenvolvimento no mundo.

Álcool e drogas é um assunto que diretamente ou indiretamente, diz respeito a todos nós. Esse tema permite olhares sob várias perspectivas. Podemos apreciá-lo enquanto cidadãos de uma nação, membros de uma família, profissionais da saúde, como pesquisadores e docentes, bem como participantes de uma comunidade. Para cada uma delas justifica-se um engajamento pleno e indispensável. Dedicar-se a essa temática é tarefa de inquestionável relevância, pois exige responsabilidade, treinamento e, sobretudo conhecimento científico.

O consumo excessivo e cada vez mais precoce de álcool e drogas é uma situação que preocupa não só o Brasil, mais também diversos países do mundo. A busca de estratégias para o enfrentamento dessa questão, tanto por parte do poder público quanto da sociedade, tem apontado para uma direção comum, a de centrar esforços no sentido de dar ao tema um tratamento realista, pragmático e que promova resultados efetivos.

É necessário centrar esforços para intensificar as relações com a sociedade e a comunidade científica. Nesse sentido, esse tema está sendo devidamente tratado nos Programas de Ensino e oferecido aos alunos, pelo corpo docente da Escola de Enfermagem Anna Nery, como um componente de saúde e como um problema social que atinge nossa sociedade e principalmente o desenvolvimento de nosso país.

Por isso parabenizo, mais uma vez, a Escola de Enfermagem Anna Nery, no âmbito da academia, realizando seu papel, no enfrentamento dessa temática, tão relevante nos dias atuais. E, através de sua revista apresenta, nessa edição especial, os problemas relacionados ao uso e abuso de álcool e outras drogas. Trás em voga e discute vários temas de contribuição científica, para divulgar o conhecimento e o entendimento desses estudos, nessa área, que hoje se apresenta como um dos mais relevantes e principais problemas de saúde publica no mundo, o consumo de álcool e outras drogas.

 

© Copyright 2022 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1