ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

Volume 7, Número 1, Jan/Abr - 2003

DISCURSO

 

O cotidiano do pólo de pós-graduação em enfermagem na capacitação docente Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universidade Federal do Espírito Santo1

 

 

Isabel Cristina dos Santos Oliveira

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da EEAN. Coordenadora do Pólo de Pós-Graduação em Enfermagem UFRJ/UFES (1998-2001). Pesquisadora/CNPq

 

 


RESUMO

O texto foi apresentado na Jornada Científica do Programa de Pós-graduação do Pólo UFRJ/UFES, e enfoca o desenvolvimento das atividades administrativas e docentes pela Escola de Enfermagem Anna Nery visando a capacitação em nível de Pós-graduação estrito-senso (mestrado e doutorado) dos professores do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo.

Palavras-chave: Enfermagem. Pós-graduação. Cotidiano.


 

 

Ao assumir o cargo de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Pólo UFES, em 1998, senti emoção e, ainda mais, consciência da responsabilidade que o mesmo exigia. Com a mesma emoção e a sensação do dever cumprido, expresso agora o quanto me sinto feliz por ter coordenado por quatro anos o referido Programa que contribui para a capacitação dos docentes do Departamento do Enfermagem da UFES, e também dos enfermeiros do Estado do Espírito Santo.

A Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro demarca a História da Enfermagem Brasileira, durante oito décadas, pelo seu pioneirismo em inúmeras iniciativas, entre elas, a capacitação em nível de pós-graduação estrito senso (mestrado e doutorado) através de convênios nacionais e internacionais.

Ao longo dos quatro anos de coordenação, surgiram desafios e dificuldades inerentes ao desenvolvimento de um Programa de Pós-Graduação, acrescidos da distância geográfica, que foi minimizada pela Coordenação do Pólo no Departamento de Enfermagem da UFES, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Túlio Alberto Martinis de Figueiredo, parceiro no compromisso institucional pela UFES e, muito mais, na expressão da vontade coletiva.

Com o apoio incondicional da Coordenação Geral de Pós-graduação e Pesquisa da EEAN/UFRJ, após a seleção para o curso de mestrado e doutorado, foi organizada a programação prevista para o desenvolvimento das disciplinas obrigatórias e eletivas.

No período de maio de 1998 a agosto de 2000, (03) três disciplinas obrigatórias e (06) seis disciplinas eletivas foram ministradas pelas professoras doutoras da EEAN nas dependências do Departamento de Enfermagem da UFES.

Cabe acrescentar que (02) duas disciplinas eletivas foram ministradas antes da seleção do curso de mestrado e doutorado com a finalidade de preparar os alunos para a elaboração e argüição do plano de dissertação/tese.

De acordo com a Resolução Conjunta Conselho de Ensino de Graduação (CEG)/Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) da UFRJ nº 01/94 e o Regulamento Geral de Pós-graduação e Pesquisa, os alunos cumpriram todas as etapas exigidas para a obtenção do grau de mestre e doutor, ou seja, defesa do projeto, exame de qualificação e defesa de dissertação/tese. As orientações das pesquisas estiveram sob a responsabilidade dos professores doutores da EEAN/UFRJ com a participação de co-orientadores da UFES.

As defesas dos projetos e os exames de qualificação, em sua maioria, ocorreram nas dependências do Departamento de Enfermagem da UFES, enquanto as defesas de dissertação/teses foram no Pavilhão de Aulas da EEAN/UFRJ, em atendimento às normas da UFRJ.

O cotidiano de Coordenação do Pólo foi permeado por obstáculos e dificuldades inerentes às interações humanas, acrescidas pela filosofia institucional de (02) duas universidades federais localizadas em capitais brasileiras tão próximas geograficamente, contudo com características peculiares.

Por outro lado, a (com)vivência com os alunos/professores e professoras doutoras do Departamento de Enfermagem da UFES proporcionaram momentos de grande aprendizado quanto às diferentes necessidades de cada um e o estabelecimento de laços de confiança e amizade que perduraram para sempre em nossa memória, na perspectiva de que "construímos a história de uma época", ou seja, o final do século XX e o alvorecer de uma nova era do mundo e da profissão - Enfermagem.

Considerando a pesquisa e a produção científica como compromisso da enfermagem nos dias atuais para o fortalecimento do seu espaço na comunidade científica, acredita-se que seja necessário cada vez mais o investimento na educação continuada dos enfermeiros e a divulgação dos seus estudos com vistas à transformação da prática profissional.

O contexto histórico, social e econômico do país imprime um tempo de reflexão critica acerca do compromisso social com a produção de conhecimento na Enfermagem, exigindo o estabelecimento de estratégias de articulação entre o ensino de pós-graduação e graduação e as necessidade dos serviços de saúde.

Assim, torna-se relevante a formação de mestres, e principalmente doutores a curto e médio prazo como base de sustentação de uma profissão historicamente constituída e reconhecida pela sociedade.

Por tudo isso, acredito que a concretização do Programa de Pós-Graduação Pólo UFES foi um passo significativo para o Departamento de Enfermagem da UFES, e também reafirmou o compromisso da EEAN de capacitação profissional no país, marcando mais uma vez sua participação na História da Enfermagem Brasileira.

Finalizando, manifesto o meu agradecimento a todas as professoras doutoras da EEAN, que participaram do Pólo de Pós-Graduação em Enfermagem, à professora Elda Coelho de A. Bussinguer/Chile, do Departamento de Enfermagem da UFES, pelo apoio durante nossa estada em Vitória e, em especial, à Coordenadora Geral de Pós-Graduação e Pesquisa da EEAN, à época Profª. Drª. Ivis Emilia de Oliveira Souza, pelo apoio e total autonomia quanto à tomada de decisões no desenvolvimento dos cursos de mestrado e doutorado.

Enfim, uma reflexão:

"Os rios não querem chegar, mas querem apenas ficar mais largos e mais profundos."

(Guimarães Rosa)

 

NOTAS

1Palestra proferida na Jornada Científica do Pólo de Pós-Graduação em Enfermagem, no dia 14 de junho de 2002, na Universidade Federal do Espírito Santo/Vitória.

© Copyright 2021 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1