ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

Volume 7, Número 1, Jan/Abr - 2003

EDITORIAL

 

Enfermagem ... reflexões e prática

 

 

Lucia Helena Silva Corrêa Lourenço

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto e Chefe do Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAN/UFRJ. Membro da Diretoria do Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira (Nuphebras) da EEAN

 

 

A enfermagem brasileira vem construindo, ao longo do tempo, um saber de cunho técnico e científico. Concomitantemente, vem investindo no resgate de suas raízes e na divulgação do desenvolvimento de sua prática. Por este motivo, é possível reunir artigos das mais variadas vertentes, na 1ª edição dos 80 anos de existência da Escola de Enfermagem Anna Nery.

Na perspectiva histórica, destaca-se as investigações, sobre a identidade profissional, que abrange o estudo do significado dos uniformes de enfermeira nos primórdios da enfermagem moderna. Ainda nesta linha, resgata-se a luta da Diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro no movimento social em torno da Constituição de 1988.

O Cotidiano do Pólo de Pós-graduação em Enfermagem na capacitação docente no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo retrata o compromisso da Escola de Enfermagem Anna Nery com o fortalecimento do espaço da profissão na comunidade científica, a partir de estratégias que marcam a dinâmica do tempo presente.

Na certeza que, nessa dinâmica o cuidar marca a história da enfermagem, os artigos sobre a aplicação da teoria dos sistemas de Orem; a produção científica dos enfermeiros sobre imunizações; a avaliação diagnóstica da clientela portadora de lesões tissulares; e a violência contra a mulher enfocam a diversificação das reflexões da profissão, sobre o cuidar para a enfermagem. Ainda nesse contexto, constam também estudos sobre o perfil de enfermeiras que atuam no programa de saúde da família e sobre os fatores estressantes no ambiente de trabalho da enfermagem.

O impacto da implantação de um banco de dados buscando a otimização das ações de saúde através do uso da informática, configura, sem dúvida, a entrada da enfermagem na era tecnológica da comunicação. Neste sentido, o artigo sobre a violência no trânsito destaca o investimento em medidas preventivas e estratégias que visem capacitar profissionais para cuidar das pessoas numa perspectiva epidemiológica e de cidadania.

As reflexões e as contribuições que esta coletânea traz caracterizam a heterogeneidade de pensamento e de abordagem teórico-metodológica, de um saber em construção a serviço da comunidade de enfermagem.

© Copyright 2021 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1