Acessibilidade / Reportar erro

Percepções e saberes sobre a segurança do Paciente Pediátrico

Resumo

Objetivos:

Investigar concepções de discentes de cursos técnicos, acerca da segurança do paciente pediátrico; averiguar situações que favorecem o cuidado inseguro em unidades pediátricas e elaborar uma cartilha, de modo a contribuir para o ensino da segurança no cuidado de enfermagem à criança hospitalizada e para a educação em saúde aos trabalhadores de unidades pediátricas.

Método:

Estudo qualitativo alicerçado no interacionismo simbólico. Os dados foram coletados em 2015, mediante um questionário à discentes de escolas técnicas, complementado pela observação sistemática em duas unidades hospitalares, localizadas ao Noroeste do Rio Grande do Sul e tratados pela análise temática.

Resultados:

Foram apontadas falhas na administração de medicamentos e na higienização das mãos, entre outras. Para melhorar a segurança, foi sugerido organização adequada do trabalho e maior carga horária de prática clínica.

Conclusão e implicações para a prática:

Educação permanente e mais aulas práticas podem auxiliar na construção de saberes à assistência segura.

Palavras-chave:
Segurança do Paciente; Sistemas de Proteção para Crianças; Enfermagem; Ensino; Aprendizagem

Abstract

Objectives:

To investigate students' conceptions of technical courses on pediatric patient safety; to investigate situations that favour the insecure care in pediatric units and to elaborate a booklet, in order to contribute to the teaching of the safety in the nursing care to the hospitalized child and to the health education to the workers of pediatric units.

Method:

Qualitative study based on symbolic interactionism. The data were collected in 2015, through a questionnaire to students from technical schools, complemented by systematic observation in two hospital units, located in the northwest of Rio Grande do Sul and treated by the thematic analysis.

Results:

Failures were reported in drug administration and hand hygiene, among others. To improve safety was suggested adequate organization of the work and higher workload of clinical practice.

Conclusion and implications for the practice:

Continuing education and more practical classes can help in the construction of knowledge to safe attendance.

Keywords:
Patient Safety; Protection Systems for Children; Nursing; Teaching; Learning

Resumen

Objetivos:

Investigar concepciones de discentes de cursos técnicos, acerca de la seguridad del paciente pediátrico; averiguar situaciones que favorecen el cuidado inseguro en unidades pediátricas y elaborar una cartilla, de modo a contribuir a la enseñanza de la seguridad en el cuidado de enfermería al niño hospitalizado ya la educación en salud a los trabajadores de unidades pediátricas.

Método:

Estudio cualitativo basado en el interacionismo simbólico. Los datos fueron recolectados en 2015, mediante un cuestionario a discentes de escuelas técnicas, complementado por la observación sistemática en dos unidades hospitalarias, localizadas al noroeste de Rio Grande do Sul y tratados por el análisis temático.

Resultados:

Se señalaron fallas en la administración de medicamentos y en la higienización de las manos, entre otras. Para mejorar la seguridad se sugirió una organización adecuada del trabajo y una mayor carga horaria de práctica clínica.

Conclusión e implicaciones para la práctica:

Educación permanente y más clases prácticas pueden auxiliar en la construcción de saberes a la asistencia segura.

Palabras claves:
Seguridad del Paciente; Sistemas de Protección para Niños; Enfermería; Enseñando; Aprendizage

INTRODUÇÃO

A preocupação com a segurança do paciente é histórica. Hipócrates (460 a 370 a.C.), pai da medicina, já mencionava Primum non nocere, que significa 'primeiro não cause o dano', demonstrando a noção, desde essa época, de que o cuidado poderia causar algum tipo de dano.11 Ministério da Saúde (BR). Fundação Oswaldo Cruz. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2014. Florence Nightingale, no século XIX, teceu a seguinte reflexão: "pode parecer talvez um estranho princípio enunciar como primeiro dever de um hospital não causar mal ao paciente"2:v2 Pedreira MLG. Enfermagem para a segurança do paciente. Acta Paul Enferm [Internet]. 2009;22(4):v-vi. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002009000400001
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002009...
e estruturou um modelo de assistência, quando atuou na guerra da Criméia/Inglaterra, atenta na separação de soldados pelo tipo de doença, em melhorias do lugar onde se alojavam e no cuidado à higiene e conforto dos mesmos.33 Andrade PP, Amaral TS, Omizzolo JAE. Segurança do paciente: administração segura de medicamentos. Rev Inova Saúde [Internet]. 2015;4(2):45-60. Available from: http://periodicos.unesc.net/Inovasaude/article/view/1948/0
http://periodicos.unesc.net/Inovasaude/a...

Por Segurança do Paciente, entende-se a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. A Portaria nº 529 de 1º de abril de 2013,44 Ministério da Saúde (BR). Portaria Nº 529, de 1º de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2013. que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), legisla que a Cultura de Segurança se configura sob a égide de que todos os trabalhadores assumam responsabilidades pela sua própria segurança, pela segurança de seus colegas, pacientes e familiares. Destaca a prioridade da segurança acima de metas financeiras e operacionais e a promoção do aprendizado organizacional diante da ocorrência de incidentes, entre outros.

De acordo com o comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente44 Ministério da Saúde (BR). Portaria Nº 529, de 1º de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2013. as ações que visam o cuidado seguro envolvem propor e validar protocolos, guias e manuais voltados à segurança do paciente em infecções relacionadas à assistência à saúde; procedimentos cirúrgicos e de anestesiologia; prescrição, transcrição, dispensação e administração de medicamentos, sangue e hemoderivados; processos de identificação de pacientes; comunicação no ambiente dos serviços de saúde; prevenção de quedas e de úlceras por pressão; transferência de pacientes entre pontos de cuidado e uso seguro de equipamentos e materiais.

Os processos de cuidados inseguros são advindos de lacunas no planejamento, na colaboração, na execução, na avaliação e no monitoramento das intervenções.55 Wegner W, Pedro ENR. A segurança do paciente nas circunstâncias de cuidado: prevenção de eventos adversos na hospitalização infantil. Rev Latino Am Enferm [Internet]. 2012 May/Jun;20(3):427-34. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000300002
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012...
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que um em cada dez pacientes no mundo é vítima de erros e eventos adversos que poderiam ser evitados na sua assistência. Um recente levantamento realizado em 2016, com base nas notificações feitas pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária do país, relata 53.997 incidentes relacionados à assistência à saúde, sendo que a maioria dos incidentes (50.735) ocorreram em hospitais, nos setores de internação (26.977).66 Ministério da Saúde (BR). Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Boletim Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde Nº 15: Incidentes Relacionados à Assistência à Saúde 2016. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2016.

Estudo que buscou traçar o perfil das notificações efetuadas nas unidades pediátricas de um hospital público universitário do Sul do país, identificou 40 notificações no ano, sendo 32% de categoria leves, 55% moderadas, 5% graves e 8%, devido a fatores não relacionados à assistência. Quanto ao tipo, os dados demonstraram que 40% dos incidentes estavam associados a medicações, 22% a alergia causada por pulseiras de identificação/risco de quedas, 13% a conduta de deixar a criança em jejum, desnecessariamente, 10% a outras queixas, 5% ao acesso venoso e condutas, 3% a falhas na identificação do paciente e 2% a fatores administrativos, denotando que o ambiente de internação pediátrica apresenta situações de risco e incidentes de segurança sendo mais ocorrentes os relacionados a medicações e alergias no uso de pulseiras.77 Predebon CM, Silva SC, Olaves FS, Kantorski KJC, Pedro ENR, Wegner W. Perfil das notificações de incidentes analisados pela comissão de qualidade e segurança pediátrica. In: ANAIS - I Congresso Internacional da Rebraensp. [Internet]. 2016 [cited 2016 Nov 5]. Available from: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/140646/000991213.pdf?sequence=1
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/hand...

Para minimizar os incidentes que podem ocasionar eventos adversos, é necessária a sensibilização dos cuidadores, que deve iniciar-se no processo de formação. Nos cursos técnicos, na graduação em enfermagem e na pós-graduação, a abordagem de saberes e habilidades sobre a cultura de segurança do paciente, voltadas para o conhecimento técnico e/ou como ferramenta gerencial, é uma potência para o engajamento do indivíduo nessa cultura. Da mesma forma, nos processos de Educação Permanente em Saúde das instituições, esse tema deve transversalizar todas as áreas do cuidado, e, o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação e de metodologias ativas favorecem, tanto a apreensão desses saberes, quanto permitem sua democratização, visto que a participação do trabalhador nesse movimento, como protagonista de sua atividade, o torna legítimo para expor suas dificuldades relativas ao tema e ser um cogestor na busca de soluções.

Sendo o ensino em segurança do paciente uma nova ciência, é necessário transformar Projetos Pedagógicos (PP), para adequar os conteúdos e contribuir para uma formação que corresponda às necessidades contemporâneas que se expressam no setor. Ainda é fragmentado o ensino do tema em tela, e, em muitos cenários, carece de aprofundamento e amplitude conceitual. A Organização Mundial da Saúde88 World Health Organization - WHO. World Alliance for Patient Safety. WHO patient safety curriculum guide: multi-professional edition [Internet]. Geneva: World Health Organization; 2011. [cited 2015 Dec 8]. Available from: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/44641/1/9789241501958_eng.pdf
http://apps.who.int/iris/bitstream/10665...
recomenda uma abordagem incisiva e disponibiliza o Patient safety curriculum guide: multi-professional edition, que traz atualizações e exemplos de instituições que a incluíram nos seus currículos e interconectaram às diferentes disciplinas e áreas de conhecimento.

De acordo com os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, a segurança do paciente está legislada na função 'Proteção e Prevenção', conceituada como um "conjunto de ações que objetivam proteger e preservar a saúde, prevenir moléstias e eliminar ou minimizar riscos ao cliente/paciente/comunidade". E, entre as subfunções que compõem o referencial estão 'Biossegurança nas ações de saúde", implicada com a Saúde e Segurança do Trabalho, envolvendo o controle e prevenção da infecção, o descarte adequado de fluidos e resíduos, o processamento dos artigos e a limpeza e desinfecção de ambientes e equipamentos, e, ainda a 'Organização do Processo de Trabalho em saúde', cujas competências abarcam "avaliar riscos de iatrogenias na execução de procedimentos técnicos, de forma a eliminar ou reduzir os danos ao cliente/comunidade".9:359 Ministério da Educação (BR). Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília (DF): Ministério da Educação; 2000.

Assim, a partir de observações empíricas sobre as fragilidades do cuidado seguro em uma unidade pediátrica durante a prática docente de uma das pesquisadoras, emergiu a motivação para discuti-lo. Considerando que contribuir com modelos facilitadores do ensino e educação em saúde, acerca da segurança do paciente, pode agregar valor à enfermagem e que, instituições formadoras tem grande responsabilidade na construção e aculturação do tema, entende-se que a pesquisa possui uma relevância significativa. A pesquisa tem o intuito de fornecer elementos para reflexões, desenvolvimento de competências e habilidades e/ou mudança de comportamento de docentes e estudantes para qualificar o cuidado a criança.

O tema evoca a necessidade de a enfermagem capacitar-se cientificamente, com comprometimento ético e ações sistêmicas de avaliação e prevenção, viabilizando a redução de desfechos indesejados, bem como a análise sobre a qualidade do cuidado. Diante disso, o estudo partiu dos seguintes questionamentos: como estudantes do curso técnico de enfermagem percebem e concebem a segurança do paciente pediátrico? Que situações do cenário do cuidado pediátrico favorecem o cuidado inseguro?

Os objetivos deste estudo foram investigar concepções de discentes de cursos técnicos, acerca da segurança do paciente pediátrico; averiguar situações que favorecem o cuidado inseguro em unidades pediátricas e elaborar uma cartilha, de modo a contribuir para o ensino da segurança no cuidado de enfermagem à criança hospitalizada e para a educação em saúde aos trabalhadores de unidades pediátricas.

METODO

O estudo está alicerçado no referencial teórico metodológico interacionismo simbólico, visto que esse enfoque permite a compreensão do significado que o sujeito atribui ao objeto de estudo. Os significados são construídos no cotidiano dos atores sociais, por conta da interação entre eles e mediante uso de símbolos, tais como ações e palavras que produzem sentido para os envolvidos e são compartilhados pela linguagem. A proposta do interacionismo simbólico, entre outras, é "[...]; que se busque os significados, os símbolos e as linguagens que engendram a vida social e que se investigue as interações e as interconexões, pois essa é a melhor visão que se pode ter do indivíduo, que está sempre em interação".10:18310 Correa AS. Interacionismo simbólico: raízes, críticas e perspectivas atuais. Rev Bras Hist Ciênc Soc [Internet]. 2017 Jun; [cited 2018 Jun 23]; 9(17):176-200. Available from: https://www.rbhcs.com/rbhcs/article/view/343
https://www.rbhcs.com/rbhcs/article/view...
Com base nos seus objetivos o estudo caracteriza-se como descritivo e pode ser considerado, também, como aplicado, considerando a finalidade de contribuir para fins práticos.

A coleta de dados, realizada no segundo semestre de 2015, foi desenvolvida por uma das pesquisadoras, por meio de um questionário autoaplicável a estudantes de dois cursos técnicos de enfermagem e de observação sistemática em duas unidades pediátricas de dois hospitais gerais. As perguntas, semiestruturadas e elaboradas pelas pesquisadoras, versaram sobre conhecimentos a respeito das seis metas de segurança do paciente, delimitadas nos seis protocolos básicos do Ministério da Saúde (BR): identificação do paciente; comunicação eficaz; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; cirurgia segura; prática de higiene das mãos em serviços de saúde; e prevenção de quedas e úlcera por pressão, que fazem parte do Programa Nacional de Segurança do Paciente, cujo objetivo é prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos nos serviços de saúde públicos e privados.44 Ministério da Saúde (BR). Portaria Nº 529, de 1º de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2013.

Para a observação sistemática, foi utilizado um roteiro estruturado, adaptado do instrumento de Lobão e Menezes.1111 Lobão WM, Menezes IG. Construction and content validation of the scale of predisposition to the occurrence of adverse events. Rev Latino Am Enferm [Internet]. 2012 Jul/Aug;20(4):796-803. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000400021
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012...
O roteiro versou sobre situações/condições (in) seguras ao cuidado do paciente pediátrico.

Mediante um contato prévio com a gestão dos cursos técnicos e dos hospitais iniciou-se a coleta de dados. A escolha pelos locais e sujeitos seguiu o critério da acessibilidade. Os cenários da pesquisa estão localizados na região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul.

A fim de facilitar a interação com os participantes da pesquisa, no início da coleta dos dados e antes de entregar o questionário aos estudantes, foi apresentada a pesquisa, explicitando-se sobre seus objetivos e a interface da formação com a cultura de segurança. O contato com os estudantes, foi feito durante o turno da noite, por dois dias e a aplicação do questionário deu-se no primeiro período de aula, sob o consentimento do professor que se encontrava na sala no momento da coleta. A duração do questionário envolveu cerca de 30 minutos. Para realizar a observação, ocorreram duas visitas em cada hospital, tendo em vista a demanda e agitação da unidade pediátrica. A observação foi feita num tempo aproximado de 30 minutos em cada visita.

Os dados foram analisados mediante análise de conteúdo das falas, na modalidade temática. Da análise do questionário, emergiram respostas que permitiram a construção de uma única categoria temática: 'A segurança da criança hospitalizada na percepção de estudantes de cursos técnicos de enfermagem'.

Após essa etapa, elaborou-se uma cartilha educativa, visto a exigência do Programa de Mestrado Profissional em Ensino Científico e Tecnológico. Não houve a intensão de validar a cartilha, utilizando-se metodologia específica, conduta que pode ser feita em estudo posterior, considerando não ser requisitado no referido Programa. De acordo com o seu Regimento, o produto é validado pela banca examinadora. A cartilha versou sobre as seis metas internacionais de segurança do paciente e foi alicerçada na literatura disponível e atualizada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Atendendo às exigências éticas, o projeto de pesquisa foi encaminhado ao Comitê de Ética da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus Santo Ângelo/RS e foi aprovado, sob o parecer nº 1.227.226. Aos gestores das instituições foi oferecida uma Declaração de Instituição Coparticipante e aos sujeitos que aceitaram participar foram convidados a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os sujeitos foram identificados por letras e números.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Participaram do estudo 22 estudantes dos cursos Técnico de Enfermagem, de um universo de 47. Não houve intensão de separar a análise por curso, mas conhecer os significados de um grupo de estudantes acerca da segurança do paciente pediátrico. Destes, 15 (68,1%) têm alguma experiência no cuidado à criança.

A etapa da análise dos dados seguiu as recomendações da abordagem qualitativa, na perspectiva do interacionismo simbólico. Diante das percepções dos atores do estudo, foram identificados e interpretados os significados atribuídos pelos mesmos acerca da segurança do paciente pediátrico; significados estes constituídos a partir das microinterações de cada um com seu mundo de objetos, ao longo de sua jornada de vida social. Esses significados foram agrupados em uma categoria.

A segurança da criança hospitalizada na percepção de estudantes de cursos técnicos de enfermagem

Dos participantes, a grande maioria considera o hospital um ambiente seguro para o cuidado à criança e os motivos que aludiram, envolve estar em ambientes com recursos médicos e de enfermagem e contar com ambiente físico adequado. Observa-se que esses significados decorrem de conceitos anteriores que estão relacionados à função de uma instituição hospitalar que circundam a história de vida e as interações dos estudantes e que são reinterpretadas. O conceito de evento adverso manifestado pelos sujeitos abarcou o descuido, o ato inseguro e o erro. Considerou-se correta a conceituação, visto que eventos adversos estão relacionados a incidentes que resultam em dano ao paciente.44 Ministério da Saúde (BR). Portaria Nº 529, de 1º de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2013.

São os efeitos colaterais ou descuido na administração de medicamentos ou no atendimento. (E5)

Eventos adversos pode se citar medicações que são administradas de forma errada, seja a via de administração como as diluições inadequadas. (E7)

O uso incorreto de luvas, a falta de higienização das mãos, o descarte incorreto das luvas, medicações infundidas muito rápidas, foram incidentes observados pelos estudantes no cuidado à criança, possíveis de causarem danos. Conforme o paradigma atual que envolve a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, a simbologia atribuída à higienização das mãos materializa a importância da limpeza, do asseio, da assepsia e da conservação do bem-estar e saúde do corpo humano que o estudante aprende no decorrer do curso e vivencia no espaço microssocial da prática de ensino clínico.

Sobre a higienização das mãos, observou-se que as indicações "antes do contato com o paciente" e "antes de procedimento asséptico" apresentaram a menor adesão à higienização das mãos, demonstrando ser o ponto de maior fragilidade na assistência, e semelhante a um estudo realizado no Sul do Brasil.1212 Souza LM, Ramos MF, Becker ESS, Meirelles LCS, Monteiro SAO. Adesão dos profissionais de terapia intensiva aos cinco momentos da higienização das mãos. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2015;36(4):21-8. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2015.04.49090
http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2015...
O mesmo estudo sugere que é necessário promover mudanças de atitude e de trabalho entre o serviço de controle de infecção, os profissionais de saúde e os demais serviços, de forma interdisciplinar e intersetorial. Isto só será possível com a união entre gestores, chefias de áreas e categorias profissionais, para buscar melhores resultados na higienização das mãos. Apesar do conhecimento e da sensibilização pelas campanhas realizadas, a adesão à prática de higienização das mãos pelos profissionais de saúde é um desafio,1212 Souza LM, Ramos MF, Becker ESS, Meirelles LCS, Monteiro SAO. Adesão dos profissionais de terapia intensiva aos cinco momentos da higienização das mãos. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2015;36(4):21-8. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2015.04.49090
http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2015...
principalmente, diante do cenário de multirresistência dos microrganismos, um risco mundial à segurança dos usuários dos serviços de saúde e dos trabalhadores.

Sobre essa prática, a literatura é vasta, porém cabe destacar pela sua importância, a escassez de estudos sobre a higienização das mãos pelos pais das crianças internadas. Uma pesquisa1313 Bellissimo-Rodrigues F, Pires D, Zingg W, Pittet D. Role of parents in the promotion of hand hygiene in the paediatric setting: a systematic literature review. J Hosp Infect [Internet]. 2016 Jun;93(2):159-63. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Role+of+parents+in+the+promotion+of+hand+hygiene+in+the+paediatric+setting%3A+a+systematic+literature+review. DOI: 10.1016/j.jhin.2016.02.001
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?ter...
que revisou as evidências científicas sobre a participação dos pais na promoção da higiene das mãos em ambientes pediátricos, identificou que a maioria possui conhecimento deficitário sobre as indicações para realizar a higiene das mãos, mas reconheceu a prática como uma estratégia relevante para a prevenção de infecções associadas a assistência à saúde. Da mesma forma, ainda é baixa a prática, por parte dos pais, de lembrar os trabalhadores da saúde sobre a higienização.

Uma revisão sistemática1414 Murni I, Duke T, Triasih R, Kinney S, Daley AJ, Soenarto Y . Prevention of nosocomial infections in developing countries, a systematic review. Paediatr Int Child Health [Internet]. 2013 May;33(2):61-78. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23925279. DOI: 10.1179/2046905513Y.0000000054
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2392...
que buscou avaliar a eficácia das intervenções para prevenir infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS) nos países em desenvolvimento, identificou que a maioria dos estudos era da América do Sul e da Ásia e, que campanhas de higienização das mãos integrante a outras intervenções mostraram maior eficácia para redução das taxas de IRAS. De 34 estudos dessa revisão, apenas três demonstraram que campanhas de higiene das mãos, sozinhas, reduziram tais taxas. As intervenções multifacetadas, incluindo campanhas de higiene das mãos, administração racional de antibióticos e outras práticas elementares de controle de infecção são eficazes nos países em desenvolvimento.

Quanto às consequências dos eventos adversos observadas, os estudantes do estudo em tela citaram os acidentes de trabalho e as reações ao paciente. Sublinha-se que os erros relativos à administração de medicamentos foram citados, pela maioria, como práticas inseguras. Falhas na administração dos medicamentos, relatadas pelos estudantes também foram observadas pelas pesquisadoras, especialmente quanto à negligência ao uso dos nove certos na administração de medicação; à falta de protocolo de dupla checagem, de insulinoterapia e de diluição de medicamentos. Observou-se, ainda, o uso de seringas sem dispositivos de segurança. A administração insegura de medicamentos foi o evento adverso prevalente nos registros midiáticos, segundo um estudo que objetivou analisar os eventos adversos ocorridos na prática da enfermagem registrados na mídia escrita, no período de 2007 a 2012.1515 Fontana RT, Wolf J, Rodrigues FCP, Castro LM. Análise documental da mídia escrita sobre eventos adversos ocorridos na prática da enfermagem. Rev Enferm UFPE On Line [Internet]. 2015 May; [cited 2017 Feb 7]; 9(Supl. 4):8103-10. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/10565/11498
https://periodicos.ufpe.br/revistas/revi...

Foram identificadas outras ações que representam cuidado inseguro, tais como identificação incorreta dos pacientes, comunicação ineficaz, especialmente caracterizada pela falta de discussão do quadro clínico dos internados, e, ainda, notificação incorreta dos eventos adversos, entre outras situações que denotam fragilidades da instituição à cultura de segurança.

Sobre a comunicação, os hospitais, muito, têm discutido sobre o processo de transferência de informações do paciente de um profissional para outro, que, se ineficaz é reconhecida como um grave risco na segurança do paciente e uma das principais causas de erro. Da mesma forma, as comunicações infrutíferas têm sido citadas como um dos principais fatores que levam a erros nos cenários de saúde. Sublinha-se que a comunicação só é efetiva quando o ouvinte entende claramente a mensagem que o falante envia.1616 Vanderbilt AA, Pappada SM, Stein H, Harper D, Papadimos TJ. Increasing patient safety with neonates via handoff communication during delivery: a call for interprofessional health care team training across GME and CME. Adv Med Educ Pract [Internet]. 2017; [cited 2017 Jun 20]; 8:365-7. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28652839. DOI: 10.2147/AMEP.S129674. eCollection 2017
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2865...

A implementação de programas educativos é um elemento fundamental para a excelência de uma instituição de saúde e favorece a comunicação para a discussão dos casos clínicos e uso racional de antimicrobianos. O desenvolvimento de um programa remoto de consultoria por meio de telemedicina foi uma estratégia usada por um hospital cardíaco pediátrico de alta especialização, que envolveu consultas para estratégias de uso de antibióticos e discussão quinzenal de todos os casos clínicos, demonstrando impacto positivo, identificado mediante um estudo comparado. Houve redução da taxa de Infecção; no custo geral de antibiótico e na média utilizados por admissão. Observou-se diminuição significativa na taxa de isolamento a pacientes resistentes a antimicrobianos. Estratégias, desse tipo, têm sido um mecanismo eficaz para o desenvolvimento econômico e profissional no manejo multidisciplinar de pacientes complexos.1717 Ceradini J, Tozzi AE, D'Argenio P, Bernaschi P, Manuri L, Brusco C, et al. Telemedicine as an effective intervention to improve antibiotic appropriateness prescription and to reduce costs in pediatrics. Ital J Pediatr [Internet]. 2017 Nov 17;43(1):105. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Telemedicine+as+an+effective+intervention+to+improve+antibiotic+appropriateness+prescription+and+to+reduce+costs+in+pediatrics. DOI: 10.1186/s13052-017-0423-3
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?ter...

Também durante a observação, identificaram-se algumas não conformidades relativas à área e estrutura física, à exposição a agentes de risco físico, biológico e de acidentes, especialmente, que podem incidir em eventos adversos e /ou outros agravos. Observar essas unidades exerceu especial significado para uma das pesquisadoras, visto sua vivência há mais de uma década em ambientes de cuidado à criança e sua preocupação com a segurança desses pequenos pacientes. Foram observados calor e barulho excessivo nos quartos (do gerador de energia, visto que em um dos hospitais a unidade está em andar acima da lavanderia). Além disso, a unidade serve de acesso para outros setores; crianças com diferentes doenças no mesmo quarto, incluindo transmissíveis; mobiliários inadequados à idade das crianças, espaço pequeno; falta de acomodação para as mães; falta de proteção nas tomadas; grades de proteção das janelas substituídas por telas; alguns leitos sem grade e algumas grades de proteção dos leitos com defeito e desrespeitando os requisitos mínimos de funcionalidade e segurança (dimensões de 1.40 a 1.90m de largura).1818 Ministério da Saúde (BR). Resolução da Diretoria Colegiada Nº 50, de 21 de fevereiro de 2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2002.

Identificou-se que o quantitativo e qualitativo de trabalhadores era insuficiente; em momentos de grande demanda na unidade clínica, houve internação de adultos na mesma área de atendimento às crianças. Algumas dessas não conformidades podem incidir em quedas e outros acidentes, exposição a doenças transmissíveis, desidratação, irritabilidade à criança e outras podem facilitar os erros, resultando em cuidado inseguro.

Entre outras recomendações da RDC 50/200218:38,3918 Ministério da Saúde (BR). Resolução da Diretoria Colegiada Nº 50, de 21 de fevereiro de 2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2002., e não observado, as Unidades de Internação de pacientes adultos e infantis devem proporcionar condições para tal, seja em ambientes individuais ou coletivos, conforme faixa etária, patologia, sexo e intensividade de cuidados; e, se infantil, deve "[...] realizar atividades de recreação infantil e de terapia ocupacional; e prestar assistência pedagógica infantil (de 1º grau) quando o período de internação for superior a 30 dias".

Entende-se que, ao evitar a agitação de muitas crianças no mesmo quarto no momento do cuidado, ou a miscelânea de pacientes adultos e infantis, melhor será a concentração e menor a possibilidade de erros da equipe de saúde. Contar com leitos individuais ou enfermarias com poucos leitos é uma conformação que favorece o conforto e a segurança, a interação da equipe com a família, bem como contribui para o cuidado às necessidades físicas, psicológicas, sociais e pedagógicas da criança.

Com o objetivo de reduzir a incidência de quedas em pacientes pediátricos, a utilização de um cartaz multi-idioma sobre a prevenção de queda, que foi estrategicamente posicionado ao pé de todos os berços em uma unidade pediátrica, serviu como um lembrete eficaz e um método de comunicação entre a equipe de cuidado e familiares. Sensibilização de cuidadores e conhecimento sobre métodos preventivos contribuíram para uma diminuição de 50% na incidência de queda de pacientes de até 3 anos, em comparação com a taxa de incidência em 2010.1919 Lee YL, Yip WK, Goh BW, Chiam EP, Ng HP. Fall prevention among children in the presence of caregivers in a pediatric ward: a best practice implementation. Int J Evid Based Healthc [Internet]. 2013 Mar; [cited 2017 Jun 13]; 11(1):33-8. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Fall+prevention+among+children+in+the+presence+of+caregivers+in+a+paediatric+ward%3A+a+best+practice+implementation. DOI: 10.1111/1744-1609.12003
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?ter...

Quanto às estratégias para garantir a segurança da criança hospitalizada, os participantes do estudo em tela citaram, no que concerne à formação, mais práticas e estágios e, na prática hospitalar, citaram com maior frequência: atualização constante, equipe de profissionais com perfil para cuidar de crianças, cumprimento rigoroso à prescrição e segurança na unidade tanto em área física como nas condições de trabalho. A orientação dos pais foi citada por alguns como fundamental para a segurança da criança internada.

Telas de segurança nas janelas e segurança na unidade, não somente na portaria. (E7)

Orientação para as mães e profissionais capacitados para pediatria. (E9)

Um estudo2020 Wegner W, Silva MUM, Peres MA, Bandeira LE, Frantz E, Botene DZA, et al. Segurança do paciente no cuidado à criança hospitalizada: evidências para enfermagem pediátrica. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2017 May;38(1):e68020. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472017000100504. DOI: 10.1590/1983-1447.2017.01.68020
http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
de revisão demonstrou que as contribuições dos pais na segurança do paciente estão associadas a necessidade de vigiar o cuidado a seus filhos, para garantir que não ocorrerão erros. Em geral, os pais são motivados a relatar sobre a segurança dos cuidados prestados e podem fornecer dados fundamentais. O trabalho colaborativo entre equipe, paciente e familiares têm o potencial de reduzir a ansiedade da criança e favorecer a satisfação, tanto do paciente, quanto da família.

Para melhorar o ensino para a segurança da criança hospitalizada, todos os participantes expressaram fragilidades curriculares e a necessidade de mais aulas práticas voltadas à segurança da criança hospitalizada. Uma disciplina voltada à segurança do paciente também foi sugerida por alguns. Note-se que a variável 'mais aulas práticas', foi duplamente citado, seja para garantir a segurança da criança hospitalizada, seja para qualificar o ensino.

Mais aulas práticas podem significar mais interação social, caracterizada pelo processo de troca de mensagens entre colegas e professores, de experiências para o processo do aprendizado, pelas relações que ocorrem no interior dos grupos e instituições. A interação simbólica, nesse caso, está diretamente ligada ao ato pedagógico que faz sentido a eles, numa espécie de reação aos estímulos sociais exigidos enquanto futuro profissional. Aqui as aulas práticas constituem-se em uma dinâmica social que funciona como uma estratégia para o empoderamento e a autonomia.

A seguir alguns relatos:

Crianças sempre são pacientes de atenção imediata; em minha opinião ter um enfoque maior [nas aulas] em relação a prática de administração de medicamentos. (E6)

Além das doenças que poderá ocorrer durante essa fase que foram estudadas, seria interessante se fossem abordados [nas aulas] assuntos relacionados à segurança da criança enquanto está hospitalizada, com mais aulas práticas. (E8)

É necessário avançar no ensino do tema, nos espaços formais. Uma pesquisa utilizando documentos, entrevistas, grupos focais com educadores, estudantes, profissionais de saúde, pacientes e formuladores de políticas e observação de estudantes de oito cursos universitários de saúde, identificou que, em geral, o tema segurança do paciente estava implícito nos currículos, e, em apenas um número restrito de áreas foi identificado explicitamente. O aprendizado sobre essas questões predominantemente de forma isolada, gerando escassas oportunidades para o aprendizado interprofissional e para a relação entre os contextos educacional, prático e político. Profissionais que sirvam de modelos aos estudantes na área da segurança do paciente e fundamentais para o aprendizado, segundo os participantes, existem em número limitado.2121 Cresswell K, Howe A, Steven A, Smith P, Ashcroft D, Fairhurst K, et al. Patient Safety Education Research Group. Patient safety in healthcare preregistration educational curricula: multiple case study-based investigations of eight medicine, nursing, pharmacy and physiotherapy university courses. BMJ Qual Saf [Internet]. 2013 Oct; [cited 2017 Jul 20]; 22(10):843-54. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23728120 DOI: 10.1136/bmjqs-2013-001905
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2372...

Propostas de Educação Permanente em Saúde (EPS) com profissionais dos serviços, professores e estudantes podem agregar valor ao cuidado seguro, na medida em que pode ser um facilitador para a incorporação de mudanças na estrutura do trabalho e do ensino. Sublinha-se que cursos tradicionais que desconsideram a aprendizagem-trabalho, nem o contexto do local, não surtem efeito no cotidiano dos serviços. Processos de EPS fundamentadas em práticas problematizadoras alicerçadas em aprendizagens articuladas com o ambiente de serviço, concebendo a ação-reflexão-ação como foco norteador são essenciais no aprendizado e nas relações do trabalho. O principal benefício dessas práticas nos serviços está associado ao diálogo aberto em rodas de conversa, constituídas por "grupos de discussão com afirmações positivas relacionadas ao comprometimento com o trabalho, fortalecimento da integração ensino-serviço, preparando o profissional por meio do desenvolvimento da capacidade crítica, criativa e postura pró-ativa".22:18022 Miccas FL, Batista SHSS. Educação permanente em saúde: metassíntese. Rev Saúde Pública [Internet]. 2014;48(1):170-85. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-89102014000100170&script=sci_abstract&tlng=pt. DOI: 10.1590/S0034-8910.2014048004498
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S003...

Questionados sobre suas crenças a respeito da importância de uma cartilha educativa como auxilio para a segurança da criança hospitalizada todos os participantes a referiram como uma iniciativa positiva. Acreditam que a cartilha servirá como um suprimento para solucionar dúvidas, como apoio à gestão da enfermeira e como um 'protocolo padronizado' ao cuidado seguro.

Informa a todos; é como se fosse um protocolo para cuidado infantil onde todos teriam acesso e as chefias poderiam cobrar de sua equipe, pois teriam respaldo que material devido tem. (T7).

Após a análise dos dados do questionário e da observação sistemática, foi elaborada um produto educativo visto ser uma exigência do programa de Mestrado. O produto em questão trata-se de uma cartilha, alicerçada na literatura científica. Essa proposta emergiu da contribuição dos discentes e da observação sistemática. Optou-se por explorar as seis metas para segurança do paciente11 Ministério da Saúde (BR). Fundação Oswaldo Cruz. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2014.,44 Ministério da Saúde (BR). Portaria Nº 529, de 1º de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2013. estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Assim, a cartilha versa sobre a segurança da criança hospitalizada, quanto à Identificação da criança, Comunicação eficaz, Uso adequado de medicamentos, Cirurgia segura, Higienização das mãos, Redução do risco de quedas e úlceras por pressão, conforme metas do Ministério da saúde.

Materiais educativos impressos são amplamente utilizados para a difusão de informações e para facilitar o processo ensino-aprendizagem. Procurou-se atender às recomendações à elaboração desses materiais, tais como pesquisar sobre o assunto, transformar a linguagem das informações encontradas na literatura, tornando-as acessíveis ao público-alvo; selecionar informações importantes e significativas sobre o tema; confeccionar o material de forma atrativa, objetiva, não muito extenso e de fácil compreensão e qualificar o material, que pressupõe a avaliação do material construído. Ilustrar as orientações é uma recomendação importante, considerando que descontrai, anima e favorece a compreensão.2323 Echer IC. Elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde. Rev Latino Am Enferm [Internet]. 2005 Sep/Oct; [cited 2018 Jun 23]; 13(5):754-57. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692005000500022
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692005...

A versão preliminar da cartilha foi submetida à avaliação pelos estudantes de um dos Cursos Técnicos de Enfermagem, mediante convite a todos os estudantes que participaram da etapa inicial do levantamento de dados, cujos significados atribuídos ao ensino sobre a segurança do paciente pediátrico contribuíram para a construção da cartilha.

Em dia e hora acordada com os participantes, foram apresentados os resultados da análise e a cartilha para discussões e possíveis alterações, mediante uma roda de conversa junto aos sujeitos, que opinaram, por meio de um formulário, sobre concordâncias, discordâncias, pontos positivos e pontos a melhorar no layout, conteúdo, linguagem, ilustrações, formato ou outros. Optou-se por não sistematizar a avaliação, de modo que, livremente os estudantes pudessem demonstrar o significado desse material a eles, o sentido representado. Aos sujeitos, foi oferecida uma versão impressa, para que pudessem manusear o material. As impressões manifestadas foram muito positivas e, diante de suas recomendações alterou-se alguns itens a fim de qualificar o material educativo. A fim de registrar a atividade, elaborou-se uma ata.

Todos atribuíram significados positivos aos conteúdos e a linguagem, classificando-os como claros, compreensíveis. Os conteúdos foram muito elogiados pelos participantes, que os consideraram práticos e de tamanho/extensão necessária para consultas rápidas ou para educação permanente. As ilustrações e o formato foram considerados correspondentes e adequadas aos conteúdos.

Algumas sugestões para qualificar a cartilha foram apontadas, tais como incluir, na pulseira de identificação, item sobre alergia a medicamento ou alimentação; rever palavras repetidas; substituir algumas palavras; rever a fonte de um quadro de recomendações gerais, entre outras, as quais teve-se atenção aos ajustes relativos às recomendações sugeridas.

Segue o Arquétipo da Cartilha, dividido em Figura 1; Figura 2; Figura 3; Figura 4 e Figura 5.

Figura 1
Arquétipo da Cartilha.

Figura 2
Arquétipo da Cartilha.

Figura 3
Arquétipo da Cartilha.

Figura 4
Arquétipo da Cartilha.

Figura 5
Arquétipo da Cartilha.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os resultados demonstraram que as observações, concepções, críticas e saberes dos estudantes são, em geral, compatíveis com o que é relatado na literatura sobre o tema. Para alguns, o evento adverso e ou o cuidado inseguro foi associado às precárias condições de trabalho, situação que pode ser adjunta mais a causa do erro do que a consequência. Administração incorreta de medicamentos foi um dos pontos significativos apontados pelo estudo como incidente capaz de causar danos, seguidos de risco de quedas e acidentes, em virtude do arranjo deficiente nas janelas e grades dos berços/leitos, inadequados para a segurança da criança, entre outros. Um fator negativo identificado e de importância considerável para a segurança do paciente infantil foi a inexistência de unidade exclusiva para o cuidado da criança hospitalizada em uma das unidades.

Muitos estudantes citaram a inexistência de uma disciplina específica que aborde o tema e a falta de práticas contínuas sobre diluição de medicamentos. A administração de medicamentos, a identificação do paciente, a higienização das mãos, a possibilidade de quedas e a comunicação, foram, portanto, as principais fragilidades, nas unidades pesquisadas. Há a necessidade de construção de um novo espaço físico e de redimensionamento da equipe de enfermagem e processos de educação permanente em saúde, com destaque para a cogestão da equipe e macrogestão, com foco nas diretrizes sobre a segurança do paciente e implementação de núcleos potencializando a cultura da segurança.

Quanto à cartilha acredita-se no seu potencial para promover educação. Foram manifestadas, durante a roda de conversa, declarações positivas sobre a importância da cartilha como uma ferramenta que pode auxiliar na atualização de conhecimentos à segurança da criança hospitalizada. Oportuno é sublinhar que a construção de objetos de aprendizagem não substitui o protagonismo de estudantes e professores no processo de ensino e aprendizagem, mas podem estimular e conduzir o processo de forma colaborativa, desenvolver e compor as aulas de maneira estruturada e organizada, além de contribuir para a autonomia do aluno e para a aprendizagem significativa. Há de se fomentar a criação e o uso dessas ferramentas na docência em enfermagem, transformando-as em metodologias ativas e inovadoras.

Instituições formadoras e órgãos de classes devem unir-se para a construção de uma enfermagem mais segura, tanto relativas às condições de trabalho da equipe, quanto na formação dos trabalhadores, focando, tanto na qualidade e na ambiência saudável do local de trabalho dos cenários de saúde, quanto em ações constitutivas de ensino e aprendizagem voltadas a metodologias que ratifiquem a importância do tema. Há de se ressaltar, em estudos dessa natureza, que as instituições de trabalho devem oferecer a seus trabalhadores remuneração digna, de modo a minimizar um fenômeno comum na enfermagem que á a jornada dupla de trabalho, fato que deixa o trabalhador vulnerável a erros com consequências, muitas vezes, fatais. A formação dos trabalhadores para a cultura de segurança, junto à adequadas condições de trabalho e atenção à saúde do trabalhador nos ambientes de saúde, pode qualificar o cuidado ao usuário dos serviços.

As limitações encontradas para a realização do estudo foram referentes a observação pela demanda de trabalho, situação que contribuiu para a necessidade de alteração do cronograma quanto a coleta dos dados, porém sem prejuízo ao estudo.

Sugerem-se mais estudos sobre a segurança da criança internada, assim como no cuidado à criança no espaço da atenção básica, ainda escassos na literatura nacional. Estudos sobre área física de unidade pediátrica compatível com o cuidado seguro também é uma lacuna a ser estudada.

REFERENCES

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Ago 2018
  • Data do Fascículo
    2018

Histórico

  • Recebido
    27 Ago 2017
  • Aceito
    24 Jun 2018
Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com