ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

Volume 13, Número 1, Jan/Mar - 2009

FAC-SÍMILE

 

Conceito psicossomático da enfermagem

 

 

Maria Angélica de Almeida Peres I

IDoutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAN/ UFRJ. Membro da Diretoria Colegiada do Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira Nuphebras. Brasil. E-mail: mariaangelica.peres@uol.com.br

 

 

Apresentação

O fac-símile intitulado "Conceito Psicossomático da Enfermagem", de autoria da Enfermeira Maria de Lourdes Verderese, à época Professora da Escola de Enfermagem de São Paulo, foi publicado nos Anais de Enfermagem de julho de 1948, vol. I, n. 3, p. 107-109.

Partindo do reconhecimento da influência do campo psicossomático na saúde do ser humano, o texto discorre sobre os seus desdobramentos para a assistência de enfermagem e valoriza a observação do comportamento humano como forma de individualizar o cuidado.

A autora chama atenção para a observação científica na enfermagem, o que demonstra preocupação com o desenvolvimento da profissão. Traz também sua experiência nos Estados Unidos, onde se buscava o aprendizado para conciliar o conceito psicossomático à prática da enfermagem.

Trata-se de um texto de grande importância histórica, por mostrar ao leitor a intenção, na década de 40 do século XX, de se conduzir a prática e o ensino de enfermagem, considerando o meio sociocultural e emocional em que o indivíduo está inserido, como fator fundamental para a prevenção e a cura de doenças.

A publicação original encontra-se no Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ).

 

 

 

 

© Copyright 2019 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1