A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 5 resultados
Zenith Rosa Silvino; Fátima Helena do Espírito Santo; Cristina Lavoyer Escudeiro
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(3): 341 - 347
A pesquisa de cunho histórico social descreve a trajetória de Flora Costa Marques, uma ex-aluna da antiga Escola de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro, atual Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, na Saúde Pública do município de Niterói, destacando as contribuições da Escola à formação de enfermeiras para atuação no campo da saúde pública. O recorte temporal é de 1950, ano de formatura da segunda turma do curso de graduação em enfermagem da referida escola, a 1983, ano da aposentadoria da enfermeira. Utilizamos o método história de vida e como técnica de coleta a entrevista aberta. Ao analisarmos a trajetória da enfermeira, observamos que as atividades desenvolvidas na época remetem aos Programas atuais: Programa Saúde da Família, Programa Médico da Família e Programa Agentes Comunitários de Saúde. Assim, as contribuições da Escola, com ênfase na área da saúde pública, consolidaram-se através do preparo de enfermeiras que lidam com as mais variadas adversidades no campo da saúde.
Palavras-chave: História da Enfermagem. Pesquisa. Biografia. Saúde pública
Ana Laura Biral Cortes; Zenith Rosa Silvino
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2019; 23(3): -
Zenith Rosa SilvinoI; André LainoII; Maria Aparecida Vasconcelos MouraIII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003; 7(3): 424 - 430
Processo de trabalho do gerente de enfermagem em unidade hospitalar - uma visão dos enfermeiros
Viviane Francisco SanchesI; Bárbara Pompeu ChristovamII; Zenith Rosa SilvinoIII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(2): 214 - 220
Nesta pesquisa delimitamos como objeto de estudo a visão do enfermeiro quanto ao processo de trabalho do gerente de enfermagem. Temos como objetivos: conhecer o conceito dos enfermeiros sobre gerência em enfermagem, identificar a compreensão dos enfermeiros quanto ao processo de trabalho da gerência de enfermagem; e verificar qual a importância atribuída ao trabalho do gerente de enfermagem. Como referencial, utilizaram-se teorias administrativas, conceitos de gerência. Sua abordagem é qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada em um Hospital Universitário no município de Niterói, RJ. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas, respondido por 10 enfermeiras. Os resultados mostram enfermeiras com conhecimento básico sobre gerência e o processo de trabalho do gerente visto como muito complicado.
Palavras-chave: Enfermagem. Gerência. Serviços de Enfermagem
Sistematização da assistência de enfermagem como ferramenta da gerência do cuidado: estudo de caso
Érica Torres; Bárbara Pompeu Christovam; Patrícia Claro dos Santos Fuly; Zenith Rosa Silvino; Marilda Andrade
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(4): 730 - 736
Trata-se de estudo de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso único, em que se adotou uma triangulação de técnicas para obtenção dos dados (questionário estruturado, observação sistemática e análise documental) e análise de conteúdo segundo Bardin para análise. Objetivou-se verificar se os enfermeiros do Serviço de Infectologia de um hospital universitário consideram a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) uma ferramenta da gerência do cuidado e analisar se a SAE, enquanto ferramenta gerencial, serve de base para suas ações de cuidar. Identificou-se que os sujeitos compreendem o que é SAE e a gerência do cuidado e enxergam uma relação entre as duas. Ficou demonstrada uma lacuna entre o que é dito e o que é praticado. Não se pode considerar que a SAE, enquanto ferramenta gerencial, serve de base para o cuidado. Recomendam-se estratégias que possibilitariam um feedback às gerências dos serviços de enfermagem sobre estes aspectos.
Palavras-chave: Pesquisa em Administração de Enfermagem. Processos de enfermagem. Doenças transmissíveis