A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 2 resultados
Consulta de enfermagem: estratégia de abordagem à gestante na perspectiva de gênero
Fernanda Beheregaray Cabral; Lúcia Beatriz Ressel; Maria Celeste Landerdahl
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(3): 459 - 465
Relato de uma prática assistencial desenvolvida no ambulatório de um hospital geral, de caráter filantrópico, no interior do Rio Grande do Sul, no período de 1999 a 2001. Esta prática foi implementada por meio de consultas de enfermagem às mulheres gestantes, sendo subsidiada por referenciais de gênero. Ressalta-se a importância dos profissionais da saúde ampliarem a abordagem à mulher, além da gestação. E se confirma a influência dos referenciais de gênero, como um dos determinantes da condição de vida e de saúde das mulheres assistidas, apontando o pré-natal como um espaço que pode viabilizar o empoderamento e a promoção da autonomia e cidadania femininas.
Palavras-chave: Consulta de Enfermagem. Mulheres Grávidas. Gênero. Saúde da mulher
Metodologia da problematização no ensino em Enfermagem: uma reflexão do vivido no PROFAE / RS
Diego SchaurichI; Fernanda Beheregaray CabralII; Miriam de Abreu AlmeidaIII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(2): 318 - 324
O artigo configura uma reflexão acerca da experiência de utilização da Metodologia da Problematização no ensino técnico em Enfermagem. Tem como objetivo refletir acerca de algumas possibilidades e dificuldades relacionadas à utilização no ensino técnico em Enfermagem. Para tanto, inicialmente, discorre-se acerca das bases constitutivas da Metodologia da Problematização, passando ao relato da experiência, para então, elencar algumas facilidades e limitações percebidas, quando de sua aplicação na área da saúde e Enfermagem.
Palavras-chave: Enfermagem. Ensino. Educação em Enfermagem. Papel do Técnico de Enfermagem