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Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde
Kelly Dandara da Silva Macedo; Beatriz Suffer Acosta; Ethel Bastos da Silva; Neila Santini de Souza; Carmem Lúcia Colomé Beck; Karla Kristiane Dames da Silva
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2018; 22(3): -
Ethel Bastos da Silva; Melânia Sartori Villani; Alice do Carmo Jahn; Marta Coco
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(3): 497 - 506
Buscou-se analisar a prevalência de anemia ferropriva em crianças e comparar os dados obtidos pelo método clínico "palidez palmar" e exame laboratorial em uma Estratégia de Saúde da Família no município de Panambi/RS. Pesquisa exploratória/descritiva, quantitativa, realizada de março a junho de 2009. Foram sujeitos 41 crianças de 2 meses a 5 anos. Os dados foram analisados pela estatística descritiva. Das crianças, 51,2% eram do sexo masculino; 41,46% estavam na faixa etária de 0 a 12 meses; 53,6% das famílias situavam-se no nível social D e 43,9% dos chefes de família tinham o Ensino Fundamental completo ou o Ensino Médio incompleto. Pela palidez palmar, a prevalência de anemia foi de 51,2% e pelo exame laboratorial, de 58,53%. O estudo mostra que a palidez palmar e o exame laboratorial, quando usados juntos, fornecem um diagnóstico mais preciso da anemia ferropriva, podendo ser inseridos na prática assistencial da enfermagem na ESF.
Palavras-chave: Enfermagem. Cuidado da Criança. Anemia Ferropriva. Palidez. Diagnóstico