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Redescobrindo o Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto: relato de experiência
Luciana Barizon LuchesiI; Isabel Amélia Costa MendesII; Margarida Antonia Villar LuisIII; Toyoko SaekiIV
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(3): 565 - 571
Por meio de relato de experiência, apresenta-se a atuação de um grupo de docentes e alunos no processo de reorganização do Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo no triênio 2002-2005. Após o resgate da criação do referido Centro, aborda-se sobre os procedimentos e atividades desenvolvidos na reorganização do Centro, em termos de coleção fotográfica, capacitação do grupo, promoção de eventos e inserção de atividades práticas para estimular o interesse dos alunos pela História da Enfermagem.
Palavras-chave: Enfermagem. História da enfermagem. Memória. Arquivos. Educação em Enfermagem
Redescobrindo o Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto: relato de experiência
Luciana Barizon Luchesi; Isabel Amélia Costa Mendes; Margarita Antonia Villar Luis; Toyoko Saeki
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(4): 748 - 748
Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo
Adriana Katia Corrêa; Conceição B. de Mello e Souza; Toyoko Saeki
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(3): 421 - 428
Este estudo qualitativo tem como proposta analisar a utilização da abordagem de grupo operativo de Pichon-Rivière como possibilidade de criar espaço para troca de experiências entre alunos do 8º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, com o intuito de aliviar ansiedades, facilitando a elaboração das vivências cotidianas, integrando pensar, sentir e fazer. Foram propostos sete encontros grupais, semanalmente, utilizando a técnica de grupo operativo. Os registros foram analisados, sendo construída a crônica de cada encontro. Os discentes refletiram sobre suas vivências no enfrentamento desse momento de transição para a vida profissional e os docentes questionaram as experiências relacionadas ao processo ensino-aprendizagem, repensando acerca dos limites do modelo tradicional de ensino.
Palavras-chave: Enfermagem. Prática Profissional. Ensino. Estudantes de Enfermagem