A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 3 resultados
Os profissionais de Enfermagem diante do nascimento da criança com malformação congênita
Iêda Maria Ávila Vargas DiasI; Rosangela da Silva SantosII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(1): 73 - 79
Estudo de natureza qualitativa utilizou o Método História de Vida e teve por objeto de estudo a percepção da equipe de enfermagem de sua experiência em atuar no nascimento de uma criança portadora de malformação congênita. Os resultados permitiram a construção de três categorias temáticas: a percepção da equipe de enfermagem ao assistir o nascimento de uma criança com malformação congênita; as estratégias empregadas pela equipe de enfermagem; e os fatores que influenciam a atuação da equipe. O estudo evidenciou que a experiência de atuar no nascimento de criança malformada é percebida tanto como uma experiência prazerosa e gratificante quanto como uma experiência estressante e incômoda. A percepção dessa experiência é influenciada pela história de vida do indivíduo; processo de formação do profissional; tempo de atuação e suporte institucional em relação aos aspectos técnicos, científicos e emocionais.
Palavras-chave: Anormalidades. Saúde da Criança. Enfermagem
Realização da episiotomia nos dias atuais à luz da produção científica: uma revisão
Paulo Alexandre de Souza São BentoI; Rosangela da Silva SantosII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(3): 552 - 559
A episiotomia é um procedimento cirúrgico realizado no períneo da mulher no momento do parto, feita por obstetras e enfermeiros obstetras. Atualmente tem sido empregada de forma rotineira, e esta prática vem sendo questionada. O presente estudo foi concebido a partir do levantamento bibliográfico da produção científica sobre episiotomia. Deu-se com busca eletrônica no banco de dados informatizado da LILACS. Foram levantados 60 estudos, sendo analisados 22 trabalhos sobre episiotomia especificamente, separados por décadas: 1980, 1990, e de 2000 a 2005. As discussões orientaram-se pela característica de estudo e do profissional que o produziu, e de que forma analisou a questão sobre a episiotomia. Conclui-se que a maioria dos estudos publicados sobre episiotomia foi elaborada por médicos, predominando os aspectos técnico-científicos e revelando-se o reflexo de uma formação cartesiana, com enfoque biologicista, também reflexo da visão política voltada à saúde da mulher, que ao longo dos anos foi definida como ser da reprodução, figura feita para o lar e para os filhos, ideologia impressa nos programas políticos que definiram a saúde deste grupo.
Palavras-chave: Saúde da Mulher. Enfermagem. Episiotomia
Iêda Maria Ávila Vargas DiasI; Rosangela da Silva SantosII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(2): 365 - 369
O presente artigo consiste no relato de experiência da visita de estudo realizada ao Canadá através da Bourse de Complément de Spécialisation do Faculty Enrichment Program in Brazil, concedida pela Embaixada do Canadá no Brasil. Descreve as atividades realizadas durante a visita e apresenta o Programa Interdisciplinar de Intervenção Precoce. Este programa baseia-se na experiência de intervenção por meio da abordagem inscrita na corrente da educação para a saúde, reconhece a eficácia da intervenção profissional estreitamente ligada ao grau de colaboração estabelecido entre pais e profissionais e enfatiza a importância de a família-enfermeira desenvolver e compartilhar conhecimentos e experiências. À guisa da conclusão, pode-se de dizer que, para além do alcance dos objetivos traçados na proposta da visita, inúmeros foram os ganhos advindos no desenvolvimento dessa atividade.
Palavras-chave: Intercâmbio Educacional Internacional. Educação de Pós-graduação em Enfermagem. Equipe de Assistência ao Paciente