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Atividade de extensão: estratégia para o intercâmbio de conhecimento entre os alunos de enfermagem

Norma Valéria Dantas de Oliveira SouzaI; Maristela Freitas SilvaII; Luciana Ranauro AssumpçãoIII; Keila Suellen Moura NunesIV; Fabiana Maia MorgadoIII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(2): 307 - 312

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Estudo qualitativo, descritivo, tipo estudo de caso, cujo objeto foi o intercâmbio de conhecimento teórico-prático estabelecido entre os bolsistas do projeto de extensão denominado "Orientando o cliente em situação cirúrgica para diferenciar o cuidado" e os internos de Enfermagem que estagiam nos cenários das enfermarias cirúrgicas do Hospital Universitário Pedro Ernesto.
OBJETIVOS: identificar e analisar as situações e modos de ensino-aprendizagem nas quais se estabelecem intercâmbios de conhecimento teórico-prático entre internos e bolsistas e discutir a importância do projeto de extensão como uma estratégia para aquisição de conhecimento teórico-prático. Aplicou-se uma entrevista semi-estruturada a quinze internos, e, após a análise de conteúdo, verificou-se que existiu intercâmbio de conhecimento quando da realização de grupos de orientação para clientes no pré-operatório, nas orientações individuais para o autocuidado no domicílio e através do material instrucional fornecido à clientela. Além disso, verificou-se que a atividade de extensão é uma importante estratégia que favorece o ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Educação em Enfermagem. Extensão Comunitária

 

Visibilidade do projeto de extensão para promoção da assistência perioperatória: ponto de vista multidisciplinar

Norma Valéria Dantas de Oliveira SouzaI; Maristela Freitas SilvaII; Keila Sullen de Moura NunesIII; Luciana Ranauro AssumpçãoIV; Fabiana Maia MorgadoV; Luanna Klarem de Azevedo AmorinVI

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(2): 329 - 333

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Pesquisa qualitativa, cujo objeto foi a visibilidade do projeto de extensão "Orientando o Cliente em Situação Cirúrgica para Diferenciar o Cuidado" junto aos profissionais que compõem a equipe multidisciplinar de saúde.
OBJETIVOS: identificar o conhecimento da equipe multidisciplinar acerca das atividades desenvolvidas no projeto de extensão e analisar a relevância conferida pela equipe multidisciplinar acerca das atividades do projeto para a qualidade da assistência.
CENÁRIO: duas enfermarias cirúrgicas de um hospital universitário do Rio de Janeiro. As informações foram coletadas através de entrevista com 16 sujeitos. Após aplicar a análise de conteúdo, os resultados foram: a enfermagem e o serviço social conheciam as atividades do projeto, ao passo que médicos e nutricionistas desconheciam. Os sujeitos que conheciam o projeto conferiam-lhe relevância, pois propiciava bem-estar à clientela.
CONCLUSÃO: o projeto tem visibilidade junto à equipe de enfermagem e serviço social, porém necessita traçar estratégias para alcançar visibilidade com médicos e nutricionistas.

Palavras-chave: Enfermagem. Cirurgia. Relações Comunidade-Instituição

 

 

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