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Natália Del Angelo Aredes; Danielle Monteiro Vilela Dias; Luciana Mara Monti Fonseca; Suzanne Hetzel Campbell; José Carlos Amado Martins; Manuel Alves Rodrigues
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2018; 22(3): -
Literacia em saúde mental de adolescentes e jovens portugueses sobre abuso de álcool
Luís Manuel de Jesus Loureiro; Teresa Maria Mendes Dinis de Andrade Barroso; Aida Maria de Oliveira Cruz Mendes; Manuel Alves Rodrigues; Rui Aragão Aleixo Neves Oliveira; Nuno Rafael Neves de Oliveira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(3): 474 - 481
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Relação de ajuda no desempenho dos cuidados de enfermagem a doentes em fim de vida
Rosa Maria Pereira Simões; Manuel Alves Rodrigues
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(3): 485 - 489
Este estudo tem como principal objetivo verificar a importância que os enfermeiros atribuem às competências relacionais na ajuda a doentes em fim de vida. A investigação é de tipo descritivo-correlacional, transversal, com uma amostra de 56 enfermeiros, selecionada de forma intencional, acidental e desenvolvida a partir da aplicação de um instrumento de medida que integra o Inventário de Competências Relacionais de Ajuda, Escala de Satisfação com a Vida, Questões relativas à importância atribuída à formação contínua. Da análise dos resultados ressalta-se que os enfermeiros consideram as competências relacionais fundamentais para o cuidado ao doente em fim de vida. O desempenho de competências relacionais de ajuda está significativamente correlacionado com a formação que os enfermeiros desenvolveram sobre relação de ajuda, bem como com a satisfação que têm com a vida em geral.
Palavras-chave: Enfermagem. Cuidados de Enfermagem. Doente Terminal. Relações Interpessoais. Educação Continuada
Saúde e bem-estar de crianças em idade escolar
Maria Isabel Noronha; Manuel Alves Rodrigues
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(2): 395 - 401
A percepção que as crianças têm sobre a sua própria saúde é um importante indicador para a definição de estratégias de promoção de saúde infantil. Este estudo correlacional analisa a percepção de saúde de uma amostra probabilística acidental de 216 crianças portuguesas do ensino básico. O questionário de recolha de dados (CHIP-CE) revelou boas propriedades psicométricas (alfa=0,84). Os resultados indicam médias e desvios-padrão de cinco fatores: Conforto (4,34; 0,45); Evitamento de risco (4,18; 0,53); Satisfação (4,03; 0,56); Resiliência (3,75; 0,60); Realização (3,75; 0,60). Resiliência e evitamento de risco são fatores com valores mais baixos. A dificuldade em realizar os trabalhos de casa e conviver com os colegas é indicadora da dimensão resiliência mais problemática. Os resultados permitem descrever o perfil de saúde e planejar uma intervenção de educação para a saúde das crianças, em contexto escolar, especialmente na área do relacionamento e motivação para o estudo.
Palavras-chave: Bem-Estar da Criança. Perfil de Saúde. Saúde Escolar