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As interfaces do cuidado pelo olhar da complexidade: um estudo com um grupo de pós-graduandos de enfermagem

Alacoque Lorenzini Erdmann; Keyla Cristiane do Nascimento; Gabriela Marcelino; Juliana Aparecida Ribeiro

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(3): 411 - 420

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O cuidado é um processo interativo, dinâmico, solidário, técnico-científico, criativo, e caracteriza o trabalho da Enfermagem. Objetivou-se identificar o conceito de cuidado, os espaços onde o mesmo acontece, quem o pratica e quais as suas dimensões visualizadas por pós-graduandos em enfermagem de uma universidade federal. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório-descritivo. A coleta de dados foi realizada em outubro e novembro de 2004, mediante entrevista com 15 discentes de pós-graduação em enfermagem. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática, interpretados ao olhar do referencial da complexidade. Os resultados mostram os tipos de cuidado, espaços de cuidado, seres humanos envolvidos no cuidado e as dimensões de cuidado visualizadas pelos sujeitos do estudo. Estes resultados apontam para um cuidar ora mais criativo, com responsabilidade e mais autonomia, e ora mais caritativo e solidário. A complexidade do cuidado é evidenciada nas relações, interações e associações dos seres humanos, nos diversos espaços sociais.

Palavras-chave: Cuidado de Enfermagem. Formação de Conceito. Estudantes de Enfermagem

 

Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem

Alacoque Lorenzini Erdmann; Joséte Luzia Leite; Keyla Cristiane do Nascimento; Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(1): 1 - 2

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Esta pesquisa objetivou compreender o significado da experiência de ser bolsista de iniciação científica (IC) para graduandos de enfermagem de uma universidade do sul do país. Utilizou como referencial metodológico a Grounded theory. Foram coletados dados por meio de entrevista com bolsistas e ex-bolsistas IC, totalizando dez participantes. O fenômeno Vislumbrando a IC como um processo de crescimento, mudança e aprendizado na graduação da enfermagem e continuidade na academia foi constituído a partir das categorias: Reconhecendo o grupo de pesquisa como espaço para educação e relacionamento interpessoal, Contrastando sentimentos em relação à atividade de pesquisa, Valorizando o aprendizado e o conhecimento adquirido em ser bolsista, Apontando o reflexo da bolsa na vida profissional e pessoal e Relacionando a IC à continuidade da carreira acadêmica. Reconhecemos a importância e necessidade de incremento e valorização desta atividade na formação do graduando e do pesquisador de enfermagem e produtividade dos grupos de pesquisa.

Palavras-chave: Enfermagem. Pesquisa em Enfermagem. Atividades Científicas e Tecnológicas

 

 

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