ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 3 resultados

O impacto do diagnóstico: experiência contada por mulheres com hipertensão arterial

Cleotilde García Reza; Maria Elizabeth Medina Castro; Gloria Solano Solano; Danelia Gomez Torres; Vicenta Gómez Martínez

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(1): 33 - 38

Resumo Download

Este estudo teve como objetivo compreender como as mulheres com hipertensão arterial vivenciam o impacto deste diagnóstico. Participaram dez mulheres com hipertensão arterial de um programa de exercício em um município do Estado do México, no período de março a outubro de 2007. Para obtenção dos dados utilizou-se entrevista semiestruturada, de forma individual. As entrevistas foram analisadas segundo o referencial de análise de conteúdo de Bardin. Da análise, originaram-se três categorias 1) Da alegria à angústia; 2) No momento da notificação da doença; 3) tentando adaptar-se à nova vida cotidiana. A vivencia com a hipertensão arterial é algo que enfrenta, desde o momento da notificação até o convívio com a doença, fatos desencadeadores de sentimentos de angústia e medo. É um processo de difícil adaptação.

Palavras-chave: Enfermagem. Hipertensão. Mulheres

 

Percepção de um grupo de homens acerca da Diabetes Mellitus: contribuições para a enfermagem

Cleotilde García-Reza, Eden Cruz Campuzano, Danelia Gomez Torres, Maria Juana Gloria Toxqui Tlachino, Betsy Corina Sosa Garcia

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2014; 18(4): 562 - 569

Download

 

Uma aproximação ao conceito de gerência e administração aplicado à disciplina de enfermagem

Joana Hernández Ortiz; Danelia Gomez Torres

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(3): 625 - 632

Resumo Download

O presente trabalho foi desenvolvido diante da indagação dos términos em periódicos virtuais em médios eletrônicos. O objetivo foi obter informação das definições de gerência e administração e, ao mesmo tempo, realizar a interpretação de dados e efetuar uma crítica de cada uma das definições selecionadas, contrastando com os conhecimentos de enfermagem, já que estes geralmente ficam forjados dentro da área empresarial. Utilizou-se a metodologia baseada nos constructos, aplicada para reeducar deficiências terminológicas. Ao analisar cada um destas definições, identificou-se que a gerência e a administração coincidem em alguns aspectos e têm similitudes, mas, na prática, não realizam as mesmas ações já que a gerência é a estratégia e a administração é a execução. Desta maneira, os resultados obtidos foram dois conceitos aplicáveis à disciplina de Enfermagem, concluindo que toda disciplina precisa de outras áreas de conhecimento.

Palavras-chave: Enfermagem. Conhecimento. Gerência

 

 

© Copyright 2024 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1