A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 2 resultados
Representações de usuários, familiares e profissionais acerca de um centro de atenção psicossocial
Rosâne MelloI; Antonia Regina Ferreira FuregatoII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(3): 457 - 464
A partir das mudanças na política de saúde mental, surgiram várias inquietações no que diz respeito ao significado constituído por usuários, familiares e profissionais sobre os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS). Este estudo tem como objetivo: Conhecer representações que usuários, familiares e profissionais construíram acerca de um CAPS no Município do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada com usuários, familiares e profissionais. Seguiu o caminho teórico-metodológico da Teoria Ego-Ecológica, de Marisa Zavalloni. Observou-se que os entrevistados percebem o CAPS através do modelo psicossocial e associam o serviço à redução do número de internações, à inclusão da família e da sociedade no tratamento e à manutenção da liberdade. Os profissionais ressaltam a importância do papel político do CAPS no movimento da Reforma Psiquiátrica. Os profissionais sentem-se pressionados a dar conta da demanda em uma realidade pública caótica que não fornece condições de trabalho, gerando sobrecarga, insegurança e limitações ao trabalho.
Palavras-chave: Reforma dos Serviços de Saúde. Serviços de Saúde Mental. Enfermagem Psiquiátrica
Transtornos depressivos: um material didático para a educação a distância
Mariluci Camargo Ferreira da Silva CandidoI; Antonia Regina Ferreira FuregatoII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(3): 473 - 478
A depressão é um grave problema de saúde pública freqüente nas unidades de atenção básica à saúde. A falta de conhecimento adequado do enfermeiro é um dos responsáveis pela deficiência na identificação e no cuidado aos deprimidos. Uma das respostas para transpor este impasse é a educação a distância. Nosso estudo teve por objetivo construir e analisar um material sobre depressão. O conteúdo teórico do material didático foi organizado em módulos. Os aspectos visuais e verbais do material foram testados por Especialistas com atuação no ensino e na assistência à depressão. Optou-se por uma amostra intencional. Utilizou-se um instrumento escalar tipo Likert. Os resultados apontaram que não houve discordância significativa quanto à opinião dos especialistas sobre o material produzido. Consideraram o conteúdo abrangente, atendendo aos objetivos instrucionais, com seqüência, exercícios e referências pertinentes.
Palavras-chave: Depressão. Educação a distância. Enfermagem