Volume 13, Número 1, Jan/Mar - 2009
FAC-SÍMILE
Conceito psicossomático da enfermagem
Maria Angélica de Almeida Peres I
IDoutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAN/ UFRJ. Membro da Diretoria Colegiada do Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira Nuphebras. Brasil. E-mail: mariaangelica.peres@uol.com.br
Apresentação
O fac-símile intitulado "Conceito Psicossomático da Enfermagem", de autoria da Enfermeira Maria de Lourdes Verderese, à época Professora da Escola de Enfermagem de São Paulo, foi publicado nos Anais de Enfermagem de julho de 1948, vol. I, n. 3, p. 107-109.
Partindo do reconhecimento da influência do campo psicossomático na saúde do ser humano, o texto discorre sobre os seus desdobramentos para a assistência de enfermagem e valoriza a observação do comportamento humano como forma de individualizar o cuidado.
A autora chama atenção para a observação científica na enfermagem, o que demonstra preocupação com o desenvolvimento da profissão. Traz também sua experiência nos Estados Unidos, onde se buscava o aprendizado para conciliar o conceito psicossomático à prática da enfermagem.
Trata-se de um texto de grande importância histórica, por mostrar ao leitor a intenção, na década de 40 do século XX, de se conduzir a prática e o ensino de enfermagem, considerando o meio sociocultural e emocional em que o indivíduo está inserido, como fator fundamental para a prevenção e a cura de doenças.
A publicação original encontra-se no Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ).