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Volume 11, Número 2, Abr/Jun - 2007

FAC-SÍMILE

 

Apresentação

 

 

Antonio José Almeida Filho; Lúcia Helena Silva Corrêa Lourenço; Fernando Ramos Porto

Membros da Diretoria Colegiada do Nuphebras

 

 

Este artigo publicado por Haydée Guanais Dourado nos Anais de Enfermagem, em 1952, tinha como tema central o "Aperfeiçoamento dos Professores Privativos", entendido como tal o corpo docente próprio da escola de enfermagem, ou seja, com dedicação em tempo integral a uma determinada escola de enfermagem. A autora entende que o corpo docente de uma escola de enfermagem é a "parte viva que irá promover o crescimento da entidade e irá manter o equilíbrio nos momentos de dificuldades". Considerava como requisito para a formação de um núcleo docente consistente que o mesmo tivesse comunhão de idéias acerca da filosofia da escola, cabendo à diretora três qualidades essenciais ao desempenho da função de liderança junto ao grupo docente: ter estatura moral e capacidade profissional que não deviam ficar aquém das dos seus pares; ter compreensão da personalidade humana; e ter capacidade de exercer influência. Um Corpo Docente, de acordo com Haydée Guanais Dourado, se constituía de "um conjunto de atitudes decorrentes do seu funcionamento"; para tanto seria importante a realização de reuniões periódicas, sendo valorizado o pronunciamento de todos. Pôde-se observar que a autora atribuiu grande ênfase ao papel do Corpo Docente, e acrescenta que a integridade do mesmo ficaria ameaçada à medida que os indivíduos que o compusessem deixassem de compartilhar das mesmas lealdades, dos mesmos sentimentos, das mesmas atitudes, dos mesmos pontos de vista. No tocante à escola de enfermagem, conforme a autora, caberia à diretoria da mesma a responsabilidade de atuar de modo a facilitar o crescimento pessoal e profissional dos docentes, sociabilizando entre o grupo: o conceito da escola, sua filosofia e seus objetivos; de reestruturar o estabelecimento; e de estimular a formação das atitudes, idéias e hábitos que devam ser comuns a todos. A autora concluiu apresentando oito recomendações acerca do papel da escola na contribuição do aperfeiçoamento do corpo docente, dentre as quais se destacava a importância de se ampliar o capital cultural do mesmo. Como podemos observar, Haydée Guanais Dourado demonstrava uma visão que ainda hoje é sustentada como fundamental para a consolidação da produção científica e para o ensino de enfermagem, como, por exemplo, a dedicação exclusiva de docentes às instituições de ensino. Da mesma forma, a autora relata a necessidade de uniformidade de atitudes e de pontos de vista, o que seria nos dias de hoje uma iniciativa questionável e de difícil implementação; porém, é esperado que o corpo docente ostente, como defende a autora, princípios morais universais que possam servir de referência no processo de formação profissional, asseguradas aí as diversidades religiosas, políticas, etc. Com isso, constatamos que Haydée Dourado mais uma vez posicionou-se na vanguarda, em vários aspectos, acerca da formação profissional, principalmente ao considerar o corpo docente e a escola de enfermagem como núcleos responsáveis pelo desempenho de tal função.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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