Volume 11, Número 1, Jan/Mar - 2007
FAC-SÍMILE
Apresentação
Lúcia Helena Silva Corrêa Lourenço; Antonio José de Almeida Filho; Fernando Porto
Diretoria Colegiada do Nuphebras
O artigo de Marina Vergueiro Forjaz, publicado em junho de 1951, na Revista Annaes de Enfermagem, surpreende o leitor. A multiplicidade de informações descritas de forma concisa e objetiva sobre a Universidade de Notre Dame, fundada em 1842, em Indiana, nos Estados Unidos da América, permite apreender o "olhar" de uma estudante estrangeira. A autora, diplomada no Brasil pela Escola de Enfermeiras do Hospital São Paulo, descreve as descobertas e as experiências vivenciadas naquela Universidade, enfocando de forma peculiar o colégio feminino - St. Mary's College, que congrega os Departamentos de Filosofia, Letras, Artes, Economia Doméstica e Enfermagem. Forjaz dedica especial atenção ao ensino de enfermagem na Universidade de Notre Dame, através do Departamento de Enfermagem. A escola, doze anos após a inauguração, já incorporava as transformações no ensino que a enfermagem moderna recomendava. Para melhor compreensão do desenvolvimento do ensino de enfermagem nos Estados Unidos, a autora faz breve resgate histórico sobre a estrutura curricular e os ajustes necessários na duração do curso. Por último, destaca que a Universidade de Notre Dame oferecia aos estudantes sólida educação profissional, oferecendo atividades culturais, religiosas, sociais e espor tivas de forma igualitária, independentemente do Departamento ou da Escola o qual estavam inseridos. Identificou como finalidade maior desta Universidade formar profissionais educados e cultos. O texto nos leva a refletir sobre a formação que temos e aquela que queremos.