ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

Volume 6, Número 2, Mai/Ago - 2002

FAC-SÍMILE

 

"Annaes de Enfermagem" Bom ensino nas enfermarias, o fator essencial na educação das enfermeiras

 

 

O fac símile Bom ensino nas enfermarias, o fator essencial na educação de enfermeiras foi publicado no Annaes de Enfermagem, no Rio de Janeiro, ano II, n.3, p.17-20, em abril de 1934.

O texto escrito pela irmã M. Domitilla, do hospital de S. Maria, Bock Minn foi traduzido por M. Reno em setembro de 1933. Em seu contexto o artigo contempla o sistema de aprendizado na educação de enfermeiras, naquela época, considerado uma problemática. Apresenta formas de educação que se devem levar em consideração para medir o sucesso da aluna descrevendo estas como: habilidades escolásticas, capacidade física, característica de personalidade e habilidades na enfermagem. Como atributo do ensino na enfermaria, descreve que é necessário se ter uma enfermeira modelo, com alta qualidade profissional e pessoal, com personalidade habilidade intelectual e o caráter de incutir os seus altos ideais, ensinar pelo exemplo além de outros atributos como conhecimento, habilidade pedagógica, visão, simpatia, entusiasmo e com elevados ideais éticos e profissionais. Considera a Enfermagem como arte, aptidão em aplicar conhecimentos... trabalha com ser humano, como obra-prima de criação.

O artigo original encontra-se à disposição do leitor no Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery( EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

© Copyright 2024 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1